Conceito » História » Pégaso

Pégaso - Conceito, o que é, Significado

Na mitologia grega existem seres mágicos de diversas naturezas. Um deles é Pégaso, um cavalo branco com asas grandes. Além de sua aparência única, é um ser dotado de inteligência e espírito nobre.

É uma criatura muito gentil, mas que permite apenas ser domado por uma pessoa nobre. Pégaso tem uma qualidade inata que lhe permite detectar o mal alheio.

A lenda de Pégaso

Segundo o relato de Ovídio em sua obra Metamorfoses, Perseu, que era um dos filhos de Zeus, decapitou a perversa Medusa e do seu pescoço nasceu Pégaso.

Logo após seu nascimento, o cavalo alado deu um forte coice sobre a terra do Monte Helicon. Deste buraco surgiu um manancial com muita água e este lugar foi considerado na antiguidade como um lugar ideal para encontrar a inspiração poética.

Muitos foram os homens que tentaram domesticá-lo, mas apenas Belerofonte conseguiu.

Isso ocorreu graças à ajuda da deusa Atena, que lhe deu um bridão de ouro para domá-lo. Belerofonte e Pégaso protagonizaram grandes aventuras, como o episódio que acabou com a vida da malvada Quimera ou no terrível confronto com as Amazonas.

As façanhas de Belerofonte, montado em seu corcel, fizeram com que ele se visse como um ser orgulhoso e por este motivo queria voar com Pégaso até o Monte Olimpo, a morada dos deuses. No entanto, o deus Zeus fez com que Pégaso recebesse a picada de um animal e assim derrubasse a Belerofonte. O próprio Zeus acolheu o cavalo alado e o deixou viver no Monte Olimpo junto aos deuses.

Na mitologia grega Pégaso não era o único ser mágico, pois também havia os unicórnios, os cancerberos ou grifos, que eram águias gigantes com penas douradas e inimigas declaradas de Pégaso.

Constelação estelar

Os seres mitológicos dão nome às constelações dos céus. Segundo os relatos mitológicos, Zeus transformou Pégaso em uma constelação para que ele se tornasse um ser eterno. A constelação Pégaso é composta por três estrelas que formam o desenho de um triângulo, simbolizando uma das asas e seu corpo é constituído por um quadrado de quatro estrelas.

A constelação de Pégaso faz parte das 88 constelações integradas à Via Láctea. O termo Via Láctea também provém dos relatos mitológicos dos antigos gregos e é assim chamada porque sua aparência se assemelha a de um leite derramado do peito da deusa Hera.

Imagem: Fotolia. vectortatu

Relacionados:

  1. Górgona
  2. Pigmaleão
  3. Pandora
  4. Medusa
  5. Efeito Pigmalião - Galateia
  6. Cosmogonia
  7. Cérbero
  8. Manancial
  9. A Chorona
  10. Guernica (obra)