Machismo - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se como machismo a atitude ou comportamento que uma pessoa implanta e por onde prevalece a discriminação e a desvalorização do universo feminino, como resultado de considerar as mulheres inferiores aos homens. No entanto, vale destacar que embora tradicionalmente este comportamento seja exibido pelos homens, também é possível encontrar sinais e expressões do machismo em mulheres, especialmente naquelas criadas em torno de uma cultura machista, considerada superior ao homem.

Por exemplo, para o machismo não é nada bem visto uma mulher trabalhar ao lado do homem, ser independente em termos financeiros ou desenvolver-se em todos os níveis - mesmo o machismo sendo considerado algo primordial - cuidando da casa, do marido, dos filhos e de tudo o que tem a ver com o lar. Obviamente, o machismo não entende, não apoia as mulheres em relação ao estudo de uma carreira profissional e em seguida exercer seu trabalho.

Naturalmente, o machismo existe e revela uma enorme carga de violência que pode manifestar-se de forma física ou verbal

No caso físico, pode até reverter a um perigo de vida, na qual a mulher ser torna vítima. Psicologicamente, também pode provocar sérios danos através de estados de depressão, diminuição da autoestima, tristeza, entre outros.

Por outro lado, como o objeto de ataque do machismo é a mulher, a desvalorização de tudo faz também é percebida no universo feminino com toda força

Por isso, é muito comum que machismo insulte os homossexuais ou metrossexuais, por causa do cuidado excessivo com o corpo, aparência física e por estar associado ao comportamento de mulheres e não de homens.

Embora, atualmente, o machismo tenha perdido espaço e cada vez mais continua perdendo, algumas culturas ainda observam e respeitam o pior do machismo, por exemplo, há lugares em que a mulher não pode participar da política, que são mortas em caso de adultério, entre outros casos.

Imagem: Fotolia. mrcats

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: