Conceito » Ciência » Morgue

Morgue - Conceito, o que é, Significado

A morgue é o local onde são colocados os cadáveres antes de ser enterrados ou incinerados definitivamente. Em outras palavras, trata-se de um depósito de cadáveres.

Todos os corpos não identificados são transportados para uma morgue e ali permanecem à espera de seu reconhecimento por parte de algum familiar.

Além disso, estas dependências são usadas quando se conhece a identidade do cadáver, mas é necessário realizar uma autópsia do mesmo para determinar as causas do falecimento. Como critério geral, as morgues estão localizadas em hospitais ou nas dependências dos cemitérios.

Do ponto de vista histórico, o precedente das atuais morgues se encontra na civilização do Egito Antigo, onde os cadáveres já eram manipulados para serem transformados em múmias nas chamadas casas da morte.

Tipos de morgues e particularidades

Embora este tipo de recinto seja utilizado como depósito de cadáveres destinado às autópsias, nem todas tem o mesmo propósito uma vez que algumas estão relacionadas a um processo judicial e outras têm um interesse estritamente clínico.

Toda morgue deve contar com um equipamento de refrigeração para que os cadáveres não se decomponham e sejam mantidos a uma temperatura adequada. Por outro lado, estes estabelecimentos utilizam critérios de higiene rigorosos para evitar possíveis infecções e, ao mesmo tempo, estabelecer um sistema de sinalização para identificar corretamente os cadáveres.

Distinção entre morgue e velório

Embora em ambos os estabelecimentos existam pessoas falecidas, trata-se de dependências diferentes. A finalidade de um velório é proporcionar um espaço para velar o falecido, enquanto que a morgue é simplesmente um depósito de cadáveres e que em seu interior não há nenhum tipo de despedida.

Uma análise sobre a evolução etimológica do termo

A palavra morgue vem do francês e em sua origem foi empregada para referir ao caráter severo e pouco amigável de um indivíduo.

Com o tempo, a morgue passou a ser o lugar onde os prisioneiros permaneciam em espera antes de serem reconhecidos pelos guardas da prisão.

Finalmente, seu significado definitivo foi incorporado e a morgue se tornou uma dependência destinada a custodiar os cadáveres que se encontravam à espera de ser reconhecidos por um parente ou pessoa próxima.

Imagem: Fotolia. tsuneomp

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: