Conceito » Economia » Fidelizar

Fidelizar - Conceito, o que é, Significado

Fidelizar é fazer com que uma pessoa não queira mudar de opção em relação a algo, pois já se sente satisfeita e bem tratada. Em poucas palavras, consiste em uma pessoa ser fiel. Este termo é usado normalmente no mundo dos negócios e na área do marketing, já que em ambas as estratégias de fidelização do cliente são determinantes para alcançar o sucesso.

Presos no contrato de fidelização

E necesario fazer uma importante anotação em relação ao acordo que acostuman fazer a maioria das empesas de serviços de telefonia, Internet e outras no Brasil, no qual o usuario fica preso em planos por um periodo de até 12 meses, e se quiser cancelar, debe se pagar uma taxa proporcional ao tempo restante assinado. E uma pratica comun, que tem que se considerar e ter sempre presente no momento de avaliar uma proposta neste contexto. E uma norma que protege as empresas da constante desistência e mudança dos propios clientes, so que esquece que tem usaurios que podem ter motivos especiais que motivam um cancelamento, e em tais situações, acabam ficando bem desprotegidos.

Chaves para fidelizar o cliente

Os gurus do marketing dão grande importância à fidelização dos clientes. Para alcançar este objetivo, algumas estratégias podem ser válidas:

- Converter a aquisição de um produto ou serviço em uma experiência especial para o cliente. Assim, é necessário tentar que a experiência como cliente seja estimulante de várias maneiras: na informação que recebe; no tratamento personalizado e no serviço pós-venda. Em outras palavras, trata de conseguir que o cliente se sinta realmente satisfeito. Um cliente satisfeito não só retorna ao mesmo estabelecimento como também indica outras pessoas.

- A amabilidade dos empregados é um dos fatores fundamentais. O termo amabilidade pode ser entendido dentro de um conjunto de aspectos, como a maneira de falar, os gestos, o olhar e, finalmente, a comunicação com o cliente.

- A boa gestão do tempo de espera é uma questão relevante. Se um cliente fica na fila por muito tempo, esta situação lhe deixa desconfortável e provavelmente não vai querer voltar. Se houver algum motivo que justifique a espera é preferível informar o cliente antecipadamente para que o mesmo não se sinta inquieto e frustrado.

- Com o objetivo de alcançar a fidelidade do cliente, é essencial escutar suas necessidades. Neste sentido, deve-se dar uma resposta efetiva às perturbações dos consumidores. Quem vende um produto deve explicar bem suas características, mas precisa conhecer também a opinião do consumidor.

A competição e a fidelização

Quando uma empresa quer manter sua clientela não deve esquecer a concorrência. Os concorrentes têm os mesmos objetivos e por este motivo é absolutamente necessário saber sua estratégia de negócio.

Por outro lado, a ideia de fidelização pode projetar-se aos próprios empregados de uma empresa. Um funcionário fiel é aquele que se sente bem tratado na empresa e, portanto, por estar satisfeito não tem a necessidade de buscar outro emprego, bem como na empresa concorrente.

Imagem: Fotolia. surakram

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: