Conceito » Alimentação » Passiflora

Passiflora - Conceito, o que é, Significado

Esta planta pertence à família Plassifloraceae e popularmente é conhecida com a denominação de flores da paixão, mas também recebe outros nomes dependendo do país, como maracuja, granadilla, pasionaria, entre outras.

É uma planta com flores abundantes que pode apresentar diferentes gamas de cores. Embora seja usada como remédio na medicina natural, também tem uma função decorativa. Algumas de suas características são as seguintes: cresce durante a primavera, é trepadeira e se comporta como qualquer outra, precisa de pouca irrigação, é cultivada em climas temperados e suas flores são colhidas no final de maio. Suas flores têm um odor forte e isso faz com que as abelhas se aproximem a elas com frequência.

É uma planta medicinal com muitas propriedades curativas

São muitos os benefícios desta planta, pois agem como anti-inflamatório natural, contra o mal-estar estomacal, como analgésico e contra a ansiedade. Neste sentido, historicamente, é usada como uma erva calmante para combater agitação, nervosismo, estados de ansiedade, perturbações do sono ou arritmias. É também usada para amenizar os sintomas da menopausa. Seus efeitos são rápidos e podem ser consumidos em qualquer idade.

A passiflora é recomendada para aqueles que sofrem com ataques de pânico, que se encontra em uma situação estressante ou que têm problemas para dormir. O conjunto de suas propriedades se deve a presença de alcaloides, uma substância que ajuda a equilibrar o sistema nervoso. Quanto à sua composição, existem várias princípios ativos: os fitoesteróis, os flavonoides, assim como o cálcio e os açúcares.

Consumido em forma de infusão

Esta planta é normalmente consumida em forma de chá e os seus efeitos são similares aos produzidos por um ansiolítico convencional, mas com a vantagem de não produzir qualquer efeito colateral. No entanto, seu efeito relaxante faz com que não seja aconselhável consumir antes de dirigir. Em alguns casos, os médicos desaconselham seu consumo durante a gravidez ou o período de aleitamento.

Como a maioria das infusões, recomenda-se que a passiflora seja introduzida inicialmente em água fria e após seu aquecimento deixar repousar alguns minutos.

Suas flores são comestíveis e têm um sabor agradável. Por último, seu característico aroma faz com que esta planta seja utilizada em tratamentos de aromaterapia.

Imagem: Fotolia. Unclesam

Relacionados:

  1. Crisântemo
  2. Apitoxina
  3. Brassica Napus
  4. Stevia
  5. Cannabis 4:20
  6. Arbusto
  7. Moringa
  8. Flor de Cerejeira
  9. Plantas Ornamentais
  10. Amaranto