O prefixo “intra” significa dentro de, portanto, intrapessoal se refere à inteligência que se refere ao conjunto de capacidades que permitem formar uma ideia precisa sobre si mesmo. Ao mesmo tempo, a ideia de inteligência intrapessoal se refere à gestão da própria vida. Em outras palavras, o foco deste tipo de inteligência é o próprio eu e as estratégias para alcançar uma vida plena.
Embora a inteligência intrapessoal seja um conceito próprio da psicologia do século XX, deve-se notar que o autoconhecimento como proposta tem sido defendido por pensadores de outras épocas: Sócrates afirmou “Conhece-te a ti mesmo”, Freud desenvolveu o método psicanalítico para conhecer o eu e o Budismo é um caminho para o autoconhecimento.
Quem tem inteligência intrapessoal sabe quem é e o que sente. A capacidade de autoconhecimento envolve uma série de aspectos: ter uma imagem precisa de si mesmo e reconhecer suas virtudes e defeitos, ter consciência do seu estado de ânimo e saber quais são as suas intenções e motivações. Estes elementos característicos de autoconhecimento favorecem a disciplina e a autoestima.
A inteligência intrapessoal é uma qualidade que nem sempre é observada nas pessoas, pois em vez de buscar uma conexão emocional com si próprio muitos indivíduos optam por ignorar o que são por algum motivo (por exemplo, pelo temor do sofrimento).
A informação que trata sobre a inteligência intrapessoal provém de nós mesmos, ou seja, de nossa experiência pessoal, por exemplo, de nossas próprias ações, da motivação que temos e sentimos, assim como agimos de maneira ou outra.
Os estudiosos do cérebro afirmam que a inteligência intrapessoal está localizada no lóbulo frontal, parte do cérebro que é responsável pelo pensamento lógico, pelo controle do comportamento e desenvolvimento da personalidade.
As pessoas que têm boa inteligência intrapessoal são capazes de descobrir seu próprio ser interior. Ao mesmo tempo, sabem como interpretar os aspectos negativos da sua personalidade e têm uma ideia realista sobre seus pontos fortes e fracos. Normalmente são pessoas que sabem ficar sozinhas, que não têm problemas na hora de expressar suas emoções e dar o melhor de si.
Imagem: Fotolia. Uryadnikov Sergey
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2016). Conceito de Inteligência Intrapessoal. Em https://conceitos.com/inteligencia-intrapessoal/. São Paulo, Brasil.