Conceito » Ciência » Velocidade Angular

Velocidade Angular - Conceito, o que é, Significado

Desde as suas origens a física tem procurado entender como as coisas se movem. Neste sentido, o movimento está associado a uma série de conceitos como força, velocidade, inércia ou gravidade.

A velocidade angular

Quando um móvel se movimenta em uma circunferência de raio r percorre um espaço que pode ser expresso em metros. Ao mesmo tempo percorre um ângulo e por este motivo que se fala de deslocamento angular.

No movimento circular uniforme (MCU) se produz uma velocidade de tipo angular, geralmente descrita com a letra w. Esta velocidade indica o ângulo descrito pelo raio de uma circunferência em uma unidade de tempo. Consequentemente, a velocidade angular é igual ao ângulo dividido pelo tempo. Enquanto os ângulos são medidos em graus, o tempo é medido em segundos (os ângulos também podem ser medidos em radianos).

Um exemplo ilustrativo

Quando um móvel em movimento circular uniforme emprega 10 segundos para realizar 4 voltas, sua velocidade angular seria de 144 graus por segundo (como cada volta equivale a 360 graus e são feitas 4 voltas, há um total de 1440 graus que divididos por 10 segundos resultam na quantidade de 144).

A velocidade angular está integrada dentro de um tipo de movimento, a cinemática

A mecânica é a parte da física que estuda o movimento dos corpos. Esta disciplina está dividida por sua vez em três ramos: cinemática, dinâmica e estática. A velocidade angular está relacionada à cinemática, uma vez que este ramo estuda o movimento dos corpos sem levar em conta sua massa nem as forças produzidas por um agente. A dinâmica trata de estudar o movimento dos corpos levando em conta as forças que produzem este movimento. E finalmente a estática estuda os corpos que se encontram em equilíbrio, ou seja, que estão em repouso.

Muitas vezes, a velocidade angular tem relação com o conceito de força. Isto é o que acontece no atletismo com o movimento no lançamento de martelo. Neste sentido, os giros que o lançador faz têm como objetivo fazer com que o martelo alcance um alto momento angular.

Neste movimento intervém uma série de conceitos físicos, como o raio de giro, o ângulo de saída do artefato, a velocidade de giro e a força exercida pelo atleta.

Por último, vale a pena lembrar que as revoluções por minuto (rpm) das máquinas de lavar roupa ou dos veículos a motor podem também ser expressas em unidades de velocidade angular.

Imagem: Fotolia. sp4764

Relacionados:

  1. Ângulo
  2. Aceleração
  3. Teoria da Relatividade
  4. Inércia
  5. Movimento
  6. Dinamômetro
  7. Universo
  8. Círculo
  9. Próton
  10. Cinemática