O conhecimento faz parte da existência humana. Alguns filósofos, como Hume, acreditam que só é possível fazer afirmações que foram previamente contrastadas pela experiência. Por sua vez, o filósofo francês Descartes, prioriza a razão concluindo que as ideias claras e distintas são as verdadeiras. Por exemplo, uma declaração indiscutível que não pode ser dada do ponto de vista do autor é uma mensagem que afirma: “Penso, logo existo”.
Da mesma forma, do ponto de vista da ciência, algo é indiscutível quando pode ser explicado matematicamente com uma observação que se expressa em uma fórmula. Uma afirmação indiscutível de alto valor experimental é a seguinte: Toda consequência tem uma causa. Isto é, para conhecer o porquê de algo é fundamental conhecer a origem que a provocou.
A ciência mostra claramente a importância do verdadeiro conhecimento, da qual é indiscutível estar respaldada por dados objetivos. Este é um ponto importante a considerar neste tipo de conhecimento. A objetividade se diferencia da subjetividade onde muitas vezes a subjetividade fica no plano da pura opinião.
Do ponto de vista filosófico e humano há afirmações que são indiscutíveis, por exemplo, todo ser humano deseja ser feliz por natureza. Este é um anseio universal do coração.
O que é que não se pode discutir? Aquilo que é evidente, o que não produz nenhum tipo de contradição. Por exemplo, se chover hoje é claro que a chuva vai cair e molhar a rua. Há também outros tipos de evidência que podem ser ainda mais individuais, ou seja, não observáveis de maneira universal.
Por exemplo, quando você está apaixonado, pode saber melhor do que ninguém o que passa em seu coração, consequentemente não permite que qualquer pessoa discuta seus sentimentos.
Vale destacar que, em muitos casos, ocorrem discussões e diferenças de critério em grupos de amigos porque há sempre aquele que quer levar a razão, mesmo que não tenha. Quando algo é indiscutível não pode ser colocado em dúvida por ninguém. E ainda mais, há pessoas que por pura teimosia insistem em algo sem saber se estão certas, apenas para não ceder.
Imagem: Fotolia. ojogabonitoo
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2017). Conceito de Indiscutível. Em https://conceitos.com/indiscutivel/. São Paulo, Brasil.