Conceito de Dogmático

DogmaticoO termo dogmático é usado em nosso idioma para referir-se a algo ou alguém que é inflexível, inegável, fiel a uma realidade ou indiscutível. Melhor dizendo, o dogmático é o verdadeiro, aquele que não admite nenhuma hipótese ou questionamento.

Por acaso, esse conceito é utilizado para referir o conjunto de princípios que formam e regularizam uma doutrina ou religião.

Esse conceito também é usado para referir à pessoa que promove o dogmatismo. O dogmatismo é a maneira mais clara de denominar a inclinação por aceitar certas doutrinas e preceitos de maneira absoluta, sem restrições e sem aceitar nenhum tipo de questionamento.

Neste sentido, o conceito dogmatismo apresenta uma conotação negativa quando alguém pretende que sua doutrina seja considerada válida e absoluta, mas que na realidade carece de demonstração real.

E tudo aquilo que é próprio ou está relacionado ao dogma será chamado de dogmático.

Os dogmas são proposições certas e indiscutíveis que não admitem ser submetidas a qualquer teste que comprove sua veracidade e que normalmente têm a missão de fundamentar, fazer parte da estrutura de uma ciência ou religião como é o caso do cristianismo.

Certamente, a religião cristã está composta por uma grande quantidade de dogmas indiscutíveis e que todo fiel aceita como verdade absoluta, defendendo, respeitando e divulgando-a.

Sem dúvida, em nossa época, os conceitos de dogma e dogmático estão associados especialmente à teologia. Cada religião dispõe de seus próprios dogmas e são esses justamente os que se distinguem e ao mesmo tempo apresentam um valor essencial.

Na religião católica podemos citar como um dos dogmas mais importantes, o fato de Deus ser pai, filho e espírito santo, o que popularmente é conhecido como o mistério da santíssima trindade.

O judaísmo sustenta como um dos seus dogmas transcendentais o fato de ser o povo escolhido por Deus para fundamentar sua fé.

Por outro lado, o hinduísmo e o budismo compartilham o dogma do karma, este estabelece que cada um está condicionado no presente por aquilo que realizou em sua vida passada.

Referencia autoral

Publicado em jan., 2015. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/dogmatico/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato