Conceito » História » Idade do Ferro

Idade do Ferro - Conceito, o que é, Significado

O ferro é o metal que permite a construção de edifícios mais sólidos, grandes aeronaves e todo tipo de utensílio para a vida diária. O ferro e seu conjunto são encontrados em todos os lugares e empregados como uma extensão de nós mesmos. A história de ferro começou há milhares de anos na chamada Idade do Ferro.

Da pedra ao ferro, literalmente

Quando o homem criou o fogo, deu o primeiro passo para o sedentarismo. O próximo foi o uso da pedra para criar ferramentas e construir edifícios mais resistentes. Posteriormente, teve início uma nova fase: a Idade dos Metais. O primeiro a ser utilizado foi o cobre, em seguida o bronze e finalmente o ferro.

Segundo os arqueólogos, há cerca de 6500 anos, o homem começou a fabricar objetos através do cobre, um metal muito maleável e dúctil que ao ser derretido pode tornar-se um enfeite ou qualquer tipo de ferramenta. O cobre tinha certas limitações, uma vez que um objeto afiado poderia perfurá-lo com relativa facilidade. Desta maneira, ao adicionar estanho ao cobre fundido se formava uma nova liga, o bronze. Este é um metal mais resistente que o cobre e fácil de trabalhar com ele.

As civilizações antigas da China e do Oriente Médio foram as primeiras que começaram a fundir o bronze, um metal especialmente útil para fabricar armas resistentes. A Idade do Bronze estabeleceu uma revolução social que afetou o comércio e o conjunto da economia. Estima-se que o uso do ferro teve início há cerca de 2500 anos. Este metal é o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, sendo possível fabricar utensílios de alta resistência.

Ao descobrir o ferro, deu-se início a um novo rumo na história da metalurgia e da tecnologia

Este metal se tornou o principal material para a humanidade e sua hegemonia foi mantida durante dois mil anos. O ferro fundido pela destreza de um ferreiro era utilizado na fabricação de todo tipo de ferramenta para a agricultura, pecuária e até mesmo para a guerra.

O uso de ferro representou uma mudança social em todos os seguimentos. Com novas ferramentas mais eficazes para as atividades de trabalho houve mais tempo para outras atividades e entretenimento. Neste sentido, pode-se dizer que a introdução de ferro foi um passo decisivo para a implantação do lazer.

Acredita-se que os hititas utilizaram primeiro e durante um longo período de tempo guardaram o segredo de sua elaboração.

Imagem: Fotolia. Archivist

Relacionados:

  1. Idade do Bronze
  2. Maleabilidade
  3. Idade da Pedra
  4. Eletrólise
  5. Panelas de Cerâmica
  6. Usinagem
  7. O Homem da Máscara de Ferro
  8. Matéria-Prima
  9. Ametista
  10. Pirita