Crise da Meia-Idade - Conceito, o que é, Significado

A idade é um fator inevitável na vida. O tempo faz parte da existência. Ninguém sabe quanto tempo vai viver, no entanto, cria-se uma expectativa baseada na média da esperança de vida. Desta maneira, em muitos países desenvolvidos, esta crise da meia-idade acontece em torno dos 40 anos.

Um período na qual o protagonista tem um passado marcado por expectativas e um futuro que observa com um realismo maior. Diante desta perspectiva, a pessoa se sente confusa por estar parada em determinado ponto de sua vida, seja no plano pessoal ou profissional. O que ela deseja é uma mudança, quer uma melhoria de sua situação.

Sete sintomas da crise da meia-idade

1. Expectativas não cumpridas. A pessoa sente tristeza diante do peso dos objetivos perdidos na juventude, que ficaram na memória e que nunca se materializaram na realidade.

2. Vertigem com o passar do tempo. A pessoa se sente jovem, no entanto, está consciente que não tem mais 20 anos de idade. Vive perguntando como os anos passaram tão rápido.

3. Sentimentos contraditórios. Por exemplo, o protagonista deseja uma mudança pessoal, mas ao mesmo tempo se sente apegado ao conhecido e isso gera insegurança. Entretanto, a insatisfação é frequente em seu estado de espírito.

4. Mudanças físicas e psicológicas. A pessoa se vê diante do espelho com um novo olhar.

5. Perguntas sobre o passado. A pessoa ativa sua memória do passado e faz hipóteses do que aconteceria se tivesse tomado decisões diferentes. Por exemplo, ela se pergunta sobre o que teria acontecido em sua vida se tivesse continuado com certo amor da juventude. Algo que nos faz lembrar o filme "La La Land: Cantando Estações".

6. Desorientação. A pessoa pode experimentar uma luta constante entre a mente e o coração. Este debate interno surge na tomada de decisões presentes.

7. Medo da perda da juventude. Vivemos em uma sociedade na qual a juventude é o máximo da felicidade. A crise da meia-idade é definida também por este ímpeto de fechar absolutamente a porta da juventude no sentido estrito.

Como superar este desafio

Se algum dia passar por uma situação deste tipo, assuma naturalmente essas ideias que passam por sua mente. Observe o lado positivo desse momento pessoal que o ajuda a ter um nível mais elevado de introspecção.

Você está em um momento de busca pessoal e a crise o leva a um nível de autoconhecimento necessário para analisar sua situação atual e identificar onde gostaria de estar realmente. Pare e desenvolva um plano de ação para conseguir sua melhor versão.

Imagem: Fotolia. YakobchukOlena

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: