Conceito » História » Idade da Pedra

Idade da Pedra - Conceito, o que é, Significado

Fala-se de pré-história para referir ao período em que a humanidade não tinha sistema de escrita, portanto, não se podiam deixar evidências de sua própria história. A ideia de pré-história se divide, por sua vez, em duas grandes etapas: uma inicial conhecida como Idade da Pedra e uma posterior denominada Idade dos Metais.

Características gerais da Idade da Pedra

Nesta idade as mais variadas ferramentas fabricadas eram feitas de pedra. A partir deste elemento tão abundante da natureza era possível fabricar todo tipo de utensílio para facilitar a vida diária, como objetos de caça, grandes pedras para levantar todo tipo de construção ou pedras afiadas para cortar os alimentos.

A Idade da Pedra abrange três grandes períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. O primeiro teve início aproximadamente há dois milhões de anos e o Neolítico finalizou com a última glaciação há 10.000 anos.

Nestas três épocas as ferramentas de pedra foram aperfeiçoando-se gradualmente. Além da pedra foram utilizados outros materiais, como ossos de animais e a madeira obtida das árvores.

A sobrevivência na Idade da Pedra se baseava na coleta de alimentos, na caça e na pesca. Como regra geral, as comunidades humanas viviam organizadas em pequenos bandos ou tribos e praticavam o nomadismo para sobreviver.

Na Idade da Pedra ocorrem as primeiras manifestações artísticas e foi adotado o costume de enterrar os mortos. Estas ações ocorreram durante o período neolítico, assim que o homem abandonou o nomadismo e passou a morar em um local fixo.

A vida cotidiana

Durante este período o ser humano já conhecia o uso do fogo e graças a ele era possível aquecer e melhorar sua alimentação.

Para manter-se protegido das inclemências do tempo e dos grandes mamíferos, os pequenos grupos se refugiavam temporariamente em cavernas. Nelas era possível realizar todo tipo de atividade: confeccionar tecidos a partir da pele dos animais, elaborar pinturas com pigmentos para decorar as paredes ou fabricar ferramentas para caçar.

A dieta alimentar se baseava na carne, um alimento com alto teor calórico e proteico. Neste sentido, alguns pesquisadores afirmam que nossa dieta atual iniciou mais precisamente na Idade da Pedra.

Imagem: Fotolia. nicolasprimola

Relacionados:

  1. Arte do Paleolítico
  2. Idade do Ferro
  3. Idade do Bronze
  4. Megalitismo
  5. Arte Rupestre
  6. Antiguidade Tardia
  7. Usinagem
  8. Mesolítico
  9. Olmeca
  10. Homo Habilis