Conceito de Matriosca

Um dos elementos decorativos mais conhecidos da Rússia é a matriosca. Trata-se de uma boneca de madeira, com cores chamativas e de característica única: cada elemento é oco por dentro e em seu interior há uma série de bonecas menores. Assim, cada figura feminina carrega sua própria “filha” em seu interior para caracterizar sua originalidade. Embora este número possa variar, normalmente a quantidade de unidades é reduzida.

A palavra matriosca vem do russo e significa camponesa. Estas figuras simbolizam a maternidade e a fertilidade, pois ao estar uma dentro da outra comunica a ideia de dar à luz.

Curiosidades sobre as bonecas russas

– Estas figuras ficaram conhecidas no final do século XIX e provinham do Japão (em pouco tempo se tornaram populares entre a população russa e logo chegaram às lojas de brinquedos de Moscou). Segundo outra versão, sua origem está relacionada às lendas populares russas.

– Na Rússia, quando alguém recebe uma matriosca como presente tem que pedir um desejo e quando este se cumpre é possível abrir seu interior para começar de novo o mesmo ritual.

– É um dos souvenirs mais típicos da qual os turistas compram quando visitam a Rússia (seus elementos decorativos são os trajes da camponesa, mas também há figuras que se referem à natureza e às lendas populares). Nas últimas décadas, as que representam os líderes políticos também se tornaram moda.

– Na Exposição Internacional de Paris de 1900 foi apresentada oficialmente a primeira matriosca.

– Durante o período da União Soviética foram exportadas para diversos países do Ocidente e quando os soviéticos iniciaram a carreira espacial fabricaram bonecas russas com aparência de cosmonautas.

– Na capital russa existe um museu dedicado a estas figuras decorativas.

Outros elementos típicos da cultura e tradição russa

Os esportes favoritos são o hóquei no gelo, o futebol e o basquete. Alguns de seus pratos típicos são: a salada Olivie, o arenque sobcasaco de pele, o caviar preto enfeitado com agrião e uma sopa de verduras chamada borsh. A wodka é sua bebida nacional e é consumida para amenizar o frio, inclusive para acompanhar as refeições. A dança mais representativa é a kalinka.

Os turistas que visitam o país costumam comprar objetos relacionados ao período soviético, assim como pedras semipreciosas, gorros ou ushankas, botas ou valenkis e até mesmo produtos alimentícios como o zefir e o caviar. Por último, além das matrioscas, outros souvenirs típicos são as vasilhas de madeira pintadas à mão, com cores vivas e que são conhecidas como khokhlomá.

Imagem Fotolia: Nata_zhekova

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2019). Conceito de Matriosca. Em https://conceitos.com/matriosca/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre