Conceito » Religião » Hégira

Hégira - Conceito, o que é, Significado

Maomé é o enviado de Deus, mais conhecido como Alá, para comunicar aos homens a verdade sobre o Alcorão. Sua atividade como predicador teve início na cidade de Meca, mas suas palavras não foram bem aceitas pelos comerciantes e outros coletivos, então Maomé decidiu fugir de sua cidade natal e mudar-se a outro lugar para poder transmitir seus ensinamentos.

O lugar escolhido foi a cidade de Yathrib, que mais tarde passou a chamar-se Medina e estava localizada a 330 km de Meca. Esta viagem ficou conhecida pelos seguidores do Islã como Hégira, um termo que pode ser traduzido como êxodo ou emigração.

A Hégira no Islamismo

Entre os muçulmanos, a Hégira é muito mais do que uma simples viagem, pois simboliza o início da expansão do Islã como religião. Por outro lado, no calendário dos muçulmanos, os anos começam a ser contados a partir da Hégira e, por este motivo, a abreviatura d. H equivale à depois da Hégira. Desta maneira, o ano 622 da era cristã equivale ao ano 1 do mundo muçulmano.

A viagem de Maomé e um grupo de seguidores para a cidade de Yathrib significou um novo ponto de partida para a difusão do Islamismo. A princípio, Maomé foi recebido como pacificador, pois até então os diversos clãs tribais de Yathrib estavam imersos em uma rivalidade permanente.

Os fiéis que se estabeleceram em Yathrib formaram uma nova comunidade e o que lhes unia não eram os laços de sangue, mas sim suas crenças e sua fé em Deus.

Maomé conseguiu que os clãs de Yathrib alcançassem a paz e, por este motivo, a cidade passou a chamar-se "a cidade do Profeta" ou Medina. Maomé lhes ofereceu uma mensagem de paz e, ao mesmo tempo, um conjunto de princípios religiosos inspirados no Alcorão. Estes princípios são cinco e constituem os pilares do Islamismo.

Os cinco pilares do Islamismo

O primeiro pilar ou Shahada, quer dizer que não há nenhuma outra divindade além de Alá e que Maomé é o verdadeiro profeta.

O segundo consiste em rezar cinco orações ao longo do dia e é conhecido como Salat.

O terceiro é o Zakat, na qual os muçulmanos tem que dar uma parte dos seus bens pessoais aos pobres.

O quarto pilar ou Sawm é o jejum de alba até o crepúsculo durante o período de Ramadã.

O quinto recebe o nome de Hajj e consiste em visitar a cidade de Meca em peregrinação ao menos uma vez na vida.

Estes preceitos ou pilares acompanham todos os ensinamentos incluídos no Alcorão.

Imagem: Fotolia. ommus

Relacionados:

  1. Meca
  2. Sunismo
  3. Batalha de Poitiers
  4. Imame (Religião Muçulmana)
  5. Muro das Lamentações
  6. Moçárabes
  7. Religiões Abraâmicas
  8. As Cruzadas
  9. Jihadismo
  10. Hamsá