Conceito » História » Meca

Meca - Conceito, o que é, Significado

Meca é uma cidade situada no oeste da península arábica, mais especificamente na Arábia Saudita. É a principal cidade sagrada do Islã por ser o lugar do nascimento do profeta Maomé.

A peregrinação ou Hajj à Meca é um dos pilares do Islã

Na tradição muçulmana todos os fiéis têm a obrigação, pelo menos uma vez na vida, de realizar uma peregrinação à Meca, uma circunstância conhecida pela palavra hajj. Este preceito está disposto no Corão ou Alcorão, onde se especifica a melhor data para realizar a peregrinação segundo o calendário muçulmano.

O peregrino que visita a cidade de Meca deve dirigir-se à Kaaba, uma construção cuboide sagrada que simboliza a casa de Deus, da qual se devem dar sete voltas ao redor da mesma.

No Islã há um total de cinco princípios básicos que são obrigados a cumprir:

1) a fé em um único Deus e nos princípios do profeta Maomé;

2) as cinco orações que devem ser realizadas diariamente;

3) a ajuda aos necessitados através de esmola que deve ser dado a partir da riqueza de cada pessoa;

4) a prática do jejum durante o mês de Ramadã;

5) a peregrinação à Meca.

A conquista de Meca

Maomé divulgou a mensagem do Islã durante anos em sua cidade, mas teve que abandoná-la porque seus moradores não compartilhavam suas crenças, isso fez com que ele fosse à cidade de Medina com um número reduzido de seguidores. Esta fuga é conhecida como Hégira, registrada no ano de 622 da era cristã, e marca o início do calendário muçulmano.

Durante seu exílio em Medina o profeta Maomé teve um sonho, na qual recebeu a ordem de Deus para conquistar definitivamente a cidade de Meca. Assim, no ano de 630, decidiu regressar pacificamente a sua terra natal e desta maneira seu local de nascimento se transformou em um lugar sagrado para os seguidores do Islã.

A Kaaba

O interior da Kaaba é composto por lustres de ouro e prata, mas o elemento de maior importância é uma pedra de cor preta, que é rodeada pelos peregrinos em sete ocasiões.

As origens desta pedra preta estão repletas de lendas

Os geólogos afirmam que se trata de um meteoro, que segundo o Islã caiu do céu no jardim do Éden e foi entregue a Adão após ser expulso do Paraíso. Segundo outra lenda, costuma-se dizer que antigamente a Kaaba era de cor branca, mas devido aos pecados da humanidade foi ficando escura. Em outra versão sobre sua origem, a pedra foi entregue a Abraão pelo anjo Gabriel. De qualquer forma, a Kaaba simboliza a casa de Deus e serve para unir o divino com seu povo.

Imagem: Fotolia. rizalfaridz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: