Conceito » Cultura » Genuíno

Genuíno - Conceito, o que é, Significado

Costuma-se dizer que algo é genuíno quando é autêntico por alguma razão. Assim, um produto recebe este qualificativo quando não é uma imitação. Por outro lado, a festa popular de uma cidade qualquer é avaliada como genuína quando é própria deste lugar. Se em um anúncio publicitário se afirma que um objeto é genuíno, o consumidor pensará que foi feito por um procedimento artesanal ou uma ideia similar.

Normalmente tudo o que é considerado genuíno está associado à tradição, à ideia de autenticidade e ao verdadeiro diante do falso ou do adulterado.

Genuinamente americano

Em todas as culturas há aspectos próprios e uma série de imitações. Na cultura norte-americana existe o conceito genuinamente americano. Este rótulo inclui uma grande variedade de elementos: a comida rápida ou fast food; o Dia de Ação de Graças, o futebol americano, a Rota 66, o esporte universitário e o western como gênero cinematográfico. Desta maneira, um western argentino ou espanhol nunca receberá o qualificativo de genuíno.

Genuinamente argentino e genuinamente espanhol

Na cultura argentina há algumas manifestações culturais que são exclusivamente argentinas, como o tango, o lunfardo (ladrão principiante) e a forma de entender e viver o futebol.

A maneira de viver dos espanhóis apresenta também uma série de aspectos e particularidades genuínas, como o costume de fazer a “siesta” depois de comer, as festas populares, a copla (poesia popular), as touradas e as tapas (petiscos).

O genuíno e o fenômeno da globalização

Quando vamos a um país como turista queremos saber sua verdadeira realidade cultural. No entanto, não é fácil diferenciar entre algo genuíno e o que é parecido. Neste sentido, o fenômeno da globalização impôs um modelo geral para todas as ordens: turismo, gastronomia, lazer ou trabalho. De qualquer forma, os elementos genuínos são encontrados apenas em lugares afastados dos circuitos convencionais.

O verdadeiro tango encontramos em Buenos Aires, a autêntica paella em Valência e o futebol americano nos Estados Unidos.

No mercado das falsificações se pretende vender produtos com uma aparência genuína

Atualmente, muitos produtos de consumo têm uma versão dupla: os autênticos e os genuínos, por outro lado, as imitações. Os primeiros costumam ser os mais caros e de melhor qualidade, enquanto que os segundos têm um preço mais baixo e uma qualidade inferior em seus materiais e no processo de fabricação.

Imagem: Fotolia. Everest Adv

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: