Obrigação - Conceito, o que é, Significado

ObrigacaoObrigação é a dívida que tem uma pessoa, instituição, organização, entre outras. No entanto, uma obrigação deve ser saldada em determinado tempo e sob certas condições. No caso de não serem cumpridas e de tratar-se de uma obrigação formal, é possível iniciar um procedimento legal que resolva a questão. É importante esclarecer que uma obrigação não representa necessariamente uma quantia de dinheiro de forma explícita, pode ser uma espécie de dívida moral, um dever a cumprir, etc.

A existência de obrigações entre as partes e sua proteção através do direito é uma situação já vivida desde os tempos antigos e representa um dos primeiros esboços do direito comercial. Com o passar do tempo, este tipo de regulamentação e proteção jurídica foi experimentando mudanças, mas com algumas premissas básicas mantidas de forma permanente.

No mundo globalizado atual, onde o capitalismo é o sistema econômico imperante, as obrigações podem ser vendidas ou compradas como se fossem bens, cotados no mercado a um determinado preço pelo livre jogo da oferta e da demanda. Na verdade, tanto as empresas como os estados, com o objetivo de serem financiados, emitem títulos da dívida para que o público ou outras instituições possam adquirir e lhes paguem juros assim que o prazo estabelecido termine. No caso da dívida não ser paga, as condições que expõem a instituição emissora podem ser graves ao extremo por causa da perda de confiança que significa e pela dificuldade que experimentam ao buscar um novo financiamento.

Atualmente, as empresas parecem cada vez mais endividadas, o que constitui uma obrigação a si mesma. Esta circunstância deve ser avaliada cuidadosamente com a finalidade de chegar a uma solução e que para que isso não cause efeitos negativos e difíceis de reparar. Se em algum momento, as expectativas de pagamento fossem afetadas negativamente, isto é, se por algum motivo se começasse a acreditar que a dívida se torna impossível de pagar, as consequências levariam inevitavelmente a uma crise econômica de considerável envergadura que apenas poderia ser resolvida com a ação conjunta das nações mais desenvolvidas do planeta.

É importante ter um comportamento econômico organizado para contrapesar alguma dívida ou obrigação que possa trazer um beneficio maior, ou pelo contrário, será trazido um problema futuro. Em alguns casos, pode ser importante apelar a um financiamento externo, mas em outros é preferível evitá-lo de qualquer forma.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: