Conceito » Economia » Leasing

Leasing - Conceito, o que é, Significado

O leasing é uma ferramenta de financiamento empregada para financiar investimentos em longo prazo de ativos fixos, entendendo por ativo fixo todo aquele que permite a produção de uma empresa (por exemplo, máquinas e veículos que intervêm diretamente na produtividade de um negócio).

O leasing é realizado através de um contrato de locação com opção de compra. Em uma operação de leasing participam três partes. Uma parte da operação é executada pelo locador (que poderia ser um banco), aquele que compra a pedido do cliente e o locatário um bem para seu uso pessoal ou profissional.

Entre o locador e locatário há uma empresa de leasing que age como intermediária

Desta forma, o cliente paga uma taxa periódica por determinado tempo e, neste sentido, está arrendando um bem. Quando termina a locação, o cliente tem a opção de adquirir o bem por meio da opção de compra ou então pode devolver o produto.

A aquisição de um bem através de leasing pode ser aplicada a bens imóveis, marcas, patentes e, por fim, qualquer tipo de produto pode ser conseguido através de um contrato de leasing. Na maioria dos casos os contratos realizados devem ser inscritos em algum tipo de registro através de escritura pública.

Alternativas para conseguir financiamento

Se uma empresa precisa incorporar novas ferramentas ou renovar sua tecnologia, pode recorrer a três opções diferentes:

1) pagar à vista, mas esta circunstância é pouco habitual e, por outro lado, tem a desvantagem de que o dinheiro gasto não pode ser utilizado para outras necessidades (por exemplo, a aquisição de matérias-primas);

2) solicitar um empréstimo bancário para financiar a aquisição de um bem (por exemplo, para uma nova maquinaria industrial), mas esta opção nem sempre é válida, pois os bancos podem negar o crédito ou então o empréstimo bancário não cobre todas as necessidades da empresa;

3) a alternativa do leasing, uma ferramenta que pode ser útil para as pequenas e médias empresas.

Vantagens do leasing

Algumas empresas preferem alugar um veículo por meio de leasing em vez de comprá-lo, porque esta opção tem uma série de benefícios fiscais associados. Por outro lado, esta forma de financiamento apresenta outras vantagens:

1) pode-se conseguir um financiamento para o total do investimento;

2) melhora a capacidade de endividamento da empresa;

3) sua tramitação é rápida e o bem adquirido em forma de aluguel pode se tornar um bem em propriedade.

Imagem: Fotolia. Africa Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: