Finanças - Conceito, o que é, Significado

A economia é uma atividade de caráter geral que inclui uma série de ramos específicos, tais como a macroeconomia, microeconomia, fazenda pública, metodologia econômica, finanças, entre outras. Uma delas, a financeira, é a atividade associada aos fluxos de capital entre os indivíduos, empresas e estados. Em outras palavras, o conceito finanças se refere à gestão do dinheiro por parte de uma pessoa ou uma entidade. Na verdade, falamos sobre as finanças pessoais, de uma empresa ou de um estado.

Deve-se levar em conta que o dinheiro (capital) é um bem com o qual compramos bens e serviços, mas que também fazemos outras atividades e operações. Recebemos ou pagamos juros bancários, fazemos transações, adquirimos moeda estrangeira, pagamos comissões a uma entidade financeira, entre outras muitas operações.

A complexidade do mundo financeiro criou a necessidade de configurar estudos universitários específicos, dentre os quais são estudadas matérias como finanças corporativas, matemática financeira, estatística, sistema financeiro, produtos financeiros ou controle de riscos financeiros.

Termos próprios do mundo das finanças

O ativo financeiro é uma modalidade de poupança. Há ativos financeiros de renda fixa e outros de renda variável.

A diferença existente entre exportações e importações é conhecida como balança comercial, assim quando está relacionada ao dinheiro recebe o nome de balança financeira.

Os ativos são os pertences de uma empresa e que possuem um valor monetário dentro do seu balanço econômico, por exemplo, os fundos de investimento, as letras, os ativos intangíveis, entre outros.

O bônus é uma obrigação financeira associada a um pagamento periódico relacionado à amortização de capital e aos juros.

Quando há um saldo negativo devido à diferença de receitas e despesas de um governo chamamos de déficit fiscal.

Um número significativo de termos financeiros provém diretamente do inglês. Por exemplo, Goowill equivale a crédito mercantil, Hedge é a cobertura que evita o risco em uma operação e Holding significa um grupo de sociedades.

O mundo das finanças emprega um número de acrônimos como bastante frequência, uma vez que há vários conceitos complexos que interagem nos fluxos financeiros, como mostra o INDET (indicador estatístico), o LIBOR (taxa bancária) e o NYSR (correspondente à bolsa de valores de Nova York).

Imagem: iStock, shironosov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: