Conceito » Economia » Finanças Locais e Internacionais

Finanças Locais e Internacionais - Conceito, o que é, Significado

As finanças estudam todas as atividades que apresentam alguma relação com os fluxos de capital e podem se referir a uma pessoa, uma empresa, uma cidade ou a um estado. Paralelamente, a atividade financeira está focada na gestão do dinheiro, ou seja, em como pode ser alcançada, assim como em seus usos, pagamentos e juros associados às transações em dinheiro, etc.

Finanças locais

Os municípios se organizam através de um orçamento. Neste sentido, o orçamento significa calcular antecipadamente quanto dinheiro é pago em um município por meio de impostos recolhidos e, ao mesmo tempo, quanto dinheiro serve para cobrir os custos de salários, energia, água, manutenção, obras de infraestrutura e outros serviços municipais.

Para que as finanças municipais estejam administradas devidamente em um orçamento anual é necessário tomar como referência o cumprimento do orçamento do ano anterior.

Assim, as finanças locais estão baseadas em orçamentos, dos quais apresentam diferentes etapas: formulação, aprovação, execução, acompanhamento, avaliação e liquidação. Como qualquer entidade estatal, um município deve ter suas finanças de acordo com todas as normas e procedimentos estabelecidos por lei.

As finanças municipais incorporam uma série de áreas específicas: contabilidade, tesouraria e administração.

Finanças internacionais

Esta área estuda os fluxos de dinheiro utilizados entre as empresas no plano internacional, especialmente no campo do comércio globalizado

Atualmente, as finanças em um mundo globalizado contam com uma série de ferramentas fornecidas pela Internet: o uso das redes sociais, os buscadores, e-mails e muitos outros elementos multimídia que são compartilhados diariamente.

A internacionalização das finanças se enquadra dentro de uma economia global, o que significa que o modelo econômico protecionista das nações foi substituído por um modelo aberto a todos. Esta abertura oferece uma série de vantagens para os consumidores, para as empresas e para as nações. No entanto, há também uma série de desvantagens, tais como o efeito contágio de uma economia nacional em outras áreas.

As finanças internacionais tratam da administração financeira (do dinheiro) das empresas. Neste sentido, esta área está focada nos fluxos de capital, no financiamento e possíveis investimentos.

Imagem: Fotolia. strels

Relacionados:

  1. Finanças Públicas e Privadas
  2. Finanças
  3. Orçamento Público
  4. Despesas Operacionais
  5. Bancarrota
  6. Capital Circulante
  7. Taxa de Juros
  8. Depósito
  9. Capitalização
  10. Fintech