A filosofia é um dos principais pilares do desenvolvimento pessoal. Curiosidade especial que desperta no Ocidente a influência da filosofia oriental. Muitas correntes orientais dão uma atenção especial à meditação como ponto de inspiração para construir uma realidade pessoal de otimismo e bem-estar.
Portanto, é uma filosofia da interioridade que atualmente desperta grande curiosidade no Ocidente, onde o estilo de vida marcado pela pressa e pelo estresse mostra uma tendência que se opõe a essa busca de calma e serenidade que podemos ver em alguns filmes. Por exemplo, O filme “O Exótico Hotel Marigold” é um exemplo de como a cultura oriental gera uma nova filosofia de vida para as pessoas do ocidente.
Outro filme que expressa bem este contraste de culturas é o filme “Comer, rezar e amar”, protagonizado por Julia Roberts. Um dos pensadores especialistas em filosofia oriental é Confúcio. O eixo do seu pensamento é trabalhar diretamente como um eixo essencial da felicidade. Por exemplo, através do seu pensamento convida o ser humano a praticar a virtude como forma de aperfeiçoamento constante.
O pensamento de Confúcio está conectado ao valor da felicidade como uma busca pessoal que todo ser humano inicia com autonomia e independência. Por exemplo, aconselha que cada pessoa deposite grandes expectativas em si mesma e que não coloque nos outros, deste modo, potencializa a liberdade de não frustrar-se ao esperar algo que não pode ser cumprido.
O conceito Tao se refere ao acerto de fazer o bem através da bondade. O confucionismo é a escola filosófica de maior história na cultura chinesa. O nome desta corrente está associado ao seu autor. Confúcio nasceu no século VI a.C, no estado de Lu.
O pensamento de Confúcio é definido pela eternidade de suas palavras e pela sabedoria de sua mensagem, uma vez que há muita luz em suas obras desde o presente. Por exemplo, o autor aconselha a escolha de um trabalho vocacional, assim, o trabalho deixa de ser um fardo para tornar-se um prazer. O autor também reflete sobre a importância da educação como motor do desenvolvimento humano.
Imagem: Fotolia. Natalia
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2017). Conceito de Filosofia Oriental. Em https://conceitos.com/filosofia-oriental/. São Paulo, Brasil.