A enologia é conhecida como a ciência e a arte de produzir vinhos. Ela trata de estudar e pesquisar tudo o que refere à produção desta bebida tão popular.
Sem dúvida, o vinho é uma das bebidas alcoólicas mais populares e consumidas do mundo inteiro. Não é por acaso que por trás dela existe uma fantástica indústria que foi desenvolvendo-se passo a passo desde o seu descobrimento e que certamente foi adaptando-se às mudanças, descobertas e obviamente aos avanços tecnológicos que se desenvolveram especialmente para o crescimento de sua produção ao redor do mundo.
Hoje em dia, a indústria vinícola é uma das mais importantes e de maior faturamento para aquelas regiões que sabem explorar sua produção.
A produção de um vinho passa por várias fases ou estágios: a obtenção da matéria-prima, sua elaboração propriamente dita, pela análise, armazenagem, conservação, engarrafamento e finalmente sua comercialização.
No entanto, é por todas estas questões que se entende e explica a disciplina da enologia. Enquanto isso, o enólogo é o profissional responsável e formado para exercer esse tipo de função, assim como para intervir em todas ou algumas de suas escalas.
Isso é o que podemos dizer em relação a sua produção, mas há também outros conhecimentos que um enólogo deve saber e que são básicos para o desenvolvimento de sua profissão, tais como: conhecer o aroma (vegetal, floral, frutificado); o aspecto (brilhante, frisante, espumoso); as sensações (seca, suave, áspera, robusta); as cepas (tinta, rosada, branca) e as temperaturas características de cada uma.
Assim, toda pessoa que deseja dedicar-se a este tipo de atividade deve estudar e formar-se em Enologia. Hoje em dia, existem universidades próprias desta disciplina. É o caso da cidade de Mendonça, na Argentina, que sem dúvida é um dos berços da produção mundial de vinho. Lá há uma instituição acadêmica que forma esses profissionais, neste sentido, os graduados em licenciatura podem interagir efetivamente e com idoneidade na elaboração e no controle de qualidade da produção dos vinhos.
Imagem: iStock, gilaxia
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2016). Conceito de Enologia. Em https://conceitos.com/enologia/. São Paulo, Brasil.