Conceito » Psicologia » Emoções Positivas

Emoções Positivas - Conceito, o que é, Significado

Experimentar emoções é algo muito humano. É especialmente saudável ter emoções que estão em sintonia com a causa apresentada. Por exemplo, é saudável sentir alegria diante de uma boa notícia. Na verdade, vale destacar que todas as emoções são positivas por serem necessárias, ou seja, elas são uma forma de expressão anímica que mostram a interação constante em nosso ambiente.

No entanto, é comum num contexto coloquial utilizar o termo emoções positivas para referir ao que é agradável, ou seja, para mostrar que se sente bem diante da situação apresentada. A partir deste ponto de vista as emoções positivas se diferenciam das negativas, que são desagradáveis. Por exemplo, o ser humano evita a tristeza sempre que possível.

Dez tipos de emoções positivas

1. A ilusão de um desejo que está próximo a cumprir ou que simplesmente visualiza como possível.

2. O humor com o qual observa a vida em um momento de risada. Neste momento, a pessoa se sente enérgica graças ao efeito da boa gargalhada.

3. A serenidade, ou seja, sentir-se relaxado, bem nesse momento, tranquilo com sua vida e harmônico com o presente.

4. A gratidão com a vida, com o próximo ou com qualquer circunstância que lhe faz sentir melhor pelo simples fato de estar tudo bem.

5. A alegria do amor correspondido. Esta é a emoção que uma pessoa apaixonada sente quando é correspondida do mesmo modo.

6. A admiração profissional para com uma pessoa que é referência a ti. Alguém que você gostaria de seguir os passos.

7. O perdão. É o momento de liberdade interior que a pessoa sente quando realmente tem uma ferida interna curada. Ainda mais quando se sente livre por estar em direção ao futuro, sem o fardo daquilo que a prende ao passado de forma negativa.

8. A coragem de sentir-se capaz para conquistar aqueles desafios que eram importantes e com o entusiasmo do interesse.

9. Espanto. Esta maravilhosa experiência de sentir-se surpreendida como uma criança por algo que transcende a perfeição.

10. Diversão. É aquele momento especial em que o tempo passa voando pele simples fato de estar contente.

Emoções positivas produzem felicidade

Sem dúvida, a matemática das emoções nos faz lembrar que é importante para cultivar as emoções positivas. Ou seja, o desenvolvimento pessoal deve seguir a direção das emoções e sentimentos que lhes fazem sentir melhor. Isso não significa que sentir tristeza seja algo negativo, pelo contrário. No entanto, a tristeza permanente, aquela se torna crônica, esta sim é motivo de preocupação.

E como promover a emoção positiva do humor? Reunir-se com os amigos, fazer um curso de terapia do riso, desfrutar dos filmes de comédia, evitar levar tudo tão a sério, escutar música, fazer o que gosta e sente prazer.

Imagem: Fotolia. dpaint

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: