Conceito » Psicologia » Emoções Estéticas

Conceito de Emoções Estéticas

Existem vários tipos de emoções. As emoções estéticas são aquelas que nascem em contato com a beleza, ou seja, são experiências emocionais de contemplação vividas ao desfrutar de um momento cultural. Por exemplo, quando se visita uma galeria de arte e os quadros chamam a atenção, a pessoa mergulha nesta experiência de plenitude.

Manifestações de beleza

Da mesma forma, quando se desfruta do turismo para conhecer uma nova cidade e observar sua arquitetura, pode-se ver a beleza do lugar através dos olhos do turista que contempla tudo com o fator surpresa da primeira vez. Pode-se também experimentar este tipo de emoção em seu próprio local de residência e desfrutar da cidade com um ritmo mais pausado.

Por exemplo, quando executa o papel de anfitrião e convida um amigo para conhecer sua cidade passa a observar esses lugares, dos quais estava acostumado a ver habitualmente, com outros olhos.

As emoções estéticas também nascem do contato com a beleza natural, é um tipo de beleza que transcende a perfeição de qualquer obra artística. É possível emocionar-se quando contempla algo com os olhos do coração, por exemplo, ao desfrutar da imagem do mar no horizonte, assim como quando se aprecia um espetáculo de luz através de uma chuva de estrelas.

Outra situação é quando se observam as flores e as plantas, estas que têm uma função ornamental e decorativa no jardim. Enfim, este tipo de emoção é vital e muito agradável porque se conecta com a beleza da vida.

As emoções agradáveis são uma luz para a alma. Elas ajudam a viver a alegria do presente. As pessoas podem também experimentar as emoções estéticas através da moda, por exemplo, as criações de alta costura produzem uma emoção especial entre os amantes destas tendências.

A arte é uma forma de expressão

A arte é uma forma de expressão e comunicação. Por esta razão, as pessoas experimentam emoções estéticas em contato com a literatura, a arte, a arquitetura ou qualquer detalhe expressivo.

Isto é, o espectador recebe estímulos visuais ou auditivos mesmo sem um conhecimento artístico necessário, certo de que em algum momento pode emocionar-se com a arte em suas diferentes formas e manifestações.

Imagem: Fotolia. sashafolly

Relacionados:

  1. Emoções Instrumentais
  2. Turismo Gastronômico
  3. Arte Figurativa
  4. Emoções Positivas
  5. Turismo de Aventura
  6. Emoção
  7. Beleza
  8. Emoções Básicas
  9. Lugar
  10. Turismofobia