O Domingo de Ramos é uma festividade integrada dentro da Semana Santa no Cristianismo. Durante este dia, ocorrem atos solenes que fazem parte da Semana Santa.
A cerimônia litúrgica do Domingo de Ramos se refere à benção das palmeiras, seguida da procissão e da missa. Durante a missa o sacerdote relembra a passagem da paixão de Jesus Cristo. Os fiéis que fazem parte desta cerimônia carregam ramos de palmeiras, oliveiras ou de outras árvores. Ao mesmo tempo, durante a procissão, as pessoas cantam hinos de louvor. Os sacerdotes lideram a procissão e orientam os fiéis.
A bênção dos ramos ou das palmeiras ocorre antes da procissão. Entre os cristãos é de costume guardar os ramos benzidos em suas casas, pois com eles simboliza a vitória pascal de Jesus Cristo.
Neste dia, comemora-se a entrada de Jesus Cristo no Templo de Jerusalém, montado em um burro. Vale destacar que neste dia as pessoas aclamavam o autêntico Messias.
Durante a Páscoa, celebra-se a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Deve-se ressaltar que quando Jesus Cristo viajou para Jerusalém pela última vez conheceu seguidores fiéis, mas também se deparou com detratores que o consideravam um traidor. Jesus Cristo entrou na cidade montado em um burrinho e a multidão o aclamou como um salvador e descendente do rei Davi.
O Cristianismo recorda este episódio bíblico e durante a missa o sacerdote veste a cor vermelha, que simboliza o derramamento de sangue de Jesus Cristo para salvar os homens.
– Em primeiro lugar, na Quinta-feira Santa, lembra-se do episódio da última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos e, ao mesmo tempo, a comemoração da eucaristia.
– No dia seguinte, a Sexta-feira Santa, ocorre a comemoração da Paixão de Jesus Cristo com os atos da Via Crucis.
– O Sábado Santo é um dia de espera, pois durante esse dia Jesus Cristo permaneceu no seu túmulo. A vigília pascal é o ato litúrgico mais significativo deste dia.
– A quinta-feira, a sexta-feira e o sábado santo são conhecidos como Tríduo Pascal.
– Por último, no domingo de Páscoa se celebra a ressurreição (volta à vida) de Jesus Cristo.
Em suma, na Semana Santa os cristãos recordam os últimos seis dias da vida terrena de Jesus Cristo. Para os cristãos, a celebração da Semana Santa é motivo para renovar a fé e consolidar seu compromisso pessoal.
Imagem: Fotolia. erin
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2017). Conceito de Domingo de Ramos. Em https://conceitos.com/domingo-ramos/. São Paulo, Brasil.