Conceito » Aprender » Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída - Conceito, o que é, Significado

Chamamos de dispositivos de entrada e saída aos dispositivos encarregados de incorporar e extrair informação de um computador. Eles se enquadram dentro da denominada Arquitetura de Von Neumann, que explica as principais partes de um computador. Estes dispositivos evoluíram com o tempo, existindo na atualidade muitas variantes que no inicio da informática pareciam impossíveis.

Entre os dispositivos de entrada, temos o teclado, que permite incorporar informação através de caracteres alfanuméricos de teclas pressionadas; o mouse, que funciona para anotar elementos em um ambiente gráfico; o joystick, elemento alongado utilizado para jogos, bem como para o ambiente gráfico; o lápis óptico, que funciona como um substituto do mouse e é usado para anotar elementos em um ambiente gráfico; o microfone, que serve para capturar vibrações que gera o som e transmitir informação à máquina; a câmera, que capta imagens e as transporta a um ambiente digital; o escâner, que também recebe imagens de documentos.

Em relação aos dispositivos de saída, alguns exemplos são: o monitor, que é responsável em mostrar dados visuais ao usuário; os alto-falantes, que transmitem som; a impressora, que registra em papel a informação, entre outros.

Além destes elementos, existem outros dispositivos que cumprem com essas funções. Assim, por exemplo, é possível nomear as telas táteis, as unidades de armazenamento como CD, DVD, USB, etc.

Todos estes periféricos operam através de interrupções que fazem com que os processos executados sejam suspendidos temporariamente. Assim, os dispositivos de entrada e saída enviam interrupções ao processador através de um controlador que pode estar integrado no próprio processador, além de habilitar ou desabilitar estas petições. O procedimento envolve a execução da instrução, que estes valores sejam salvos para serem processados novamente, que a CPU atenda ao dispositivo e que finalmente, ao terminar a interrupção, volte à instrução obtida. Para realizar estas tarefas, as placas mãe que radicam os diferentes componentes de um computador dispõem de um sistema de barramento de controle.

Assim, os dispositivos de entrada e saída foram submetidos a uma grande evolução desde a origem dos computadores. Isto provocou um aumento substancial da produtividade e da variedade de tarefas que podem ser realizadas.

Relacionados:

  1. Dispositivos periféricos
  2. USB
  3. Computador
  4. Teclado
  5. Memória ROM
  6. Informática
  7. CPU
  8. Neobehaviorismo
  9. Placa Mãe
  10. WEP, WPA, WPA2, Filtro MAC