Walkman - Conceito, o que é, Significado

Se uma criança ou adolescente tiver a oportunidade de ter um walkman em suas mãos, é bem provável não saber do que se trata. Este dispositivo para ouvir música já faz parte do passado e só é conhecido por aqueles que têm mais de 40 anos ou por colecionadores apaixonados por aparelhos retro.

A origem da música portátil

A empresa japonesa Sony lançou o primeiro walkman ao mercado em 1979 e seu custo chegou a 150 dólares (era um artefato de luxo disponível para poucos).

Dizem que a ideia deste aparelho foi de um dos fundadores da empresa, Masaru Ibuka. Ele pensou em um dispositivo que lhe permitisse ouvir música durante suas longas viagens que iam do Japão para os Estados Unidos.

Com este novo aparelho foi possível ouvir música com absoluta liberdade de movimento, uma vez que o walkman era portátil e não possuía cabos. O primeiro modelo tinha fones de ouvido estéreo e uma fita cassete que podia armazenar até uma hora de música. A bateria era formada por duas pilhas simples.

Embora os cassetes de fita magnética já existissem desde 1965, o walkman foi uma invenção revolucionária, pois se tratava de um reprodutor portátil capaz de produzir, sem a necessidade de plugues para um dispositivo fixo.

Em pouco tempo se tornou um dispositivo altamente valorizado pelos mais jovens e em todo fenômeno cultural (por este motivo a palavra walkman foi incorporada ao dicionário inglês de Oxford). Como todas as tecnologias, os walkmans inseriram novos avanços e melhorias: inclusão de rádio AM e FM, relógio digital, resistência à água e modelos com menor peso e tamanho. Desta maneira, o novo gadget permitiu que o cassete substituísse os clássicos discos de vinil.

Após o walkman surgiu um novo aparelho, o discman (o grande avanço do discman foi a incorporação do Compact Disc ou CD). Posteriormente vieram o MP3 e os diversos iPods.

O exercício físico combinado com a música está relacionado com o aparecimento dos primeiros walkmans

Em qualquer rua ou parque podemos observar os atletas correndo enquanto ouvem suas músicas favoritas. Este fenômeno tem um precedente histórico, já que no início dos anos 80 os praticantes da aeróbica incorporaram o uso do walkman para ouvir música enquanto faziam seus exercícios físicos.

O registro de sons gravados não deixou de evoluir

As gravações de música começaram no século XIX com o fonógrafo. Com o tempo surgiu um novo aparelho, o gramofone.

Em seguida vieram outros mais: as vitrolas com seus discos de vinil, o cassete compacto e os sistemas digitais. Cada um deles representou uma autêntica revolução tecnológica.

Imagem: Fotolia. Phadventure

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: