Conceito » Tecnologia » Dark Web

Dark Web - Conceito, o que é, Significado

Que o Google tenha classificado toda a Internet, mesmo que às vezes não pareça, isso é uma afirmação falsa; na verdade, existem alguns especialistas que afirmam que não podemos buscar ferramentas convencionais em 90% da internet e que apenas alcançamos 10%.

Esta parte que não é vista a olho nu e que levou muitos a definir a Internet como um iceberg se deve a nove décimos que ficaram submersos na água. Entre as várias partes escondidas na Internet está a dark web ou web escura.

A dark web é composta por redes privadas que funcionam sobre a Internet, mas que para acessá-las é necessário um credenciamento ou então um software ou uma configuração particular.

Costuma-se dizer que a Internet é a "rede de redes", pois se sua estrutura decair o que encontremos serão muitas redes de diversas dimensões, interligadas entre si

Basta fechar o acesso a uma destas redes para aqueles que cumprem determinadas condições que teremos um componente a mais da web escura. O resto da web será definido como web clara (ou em claro), ou clear web.

Entre os componentes da dark web estão os sistemas de troca P2P, rede Tor e Freenet.

A este respeito, as polêmicas sobre os conteúdos que podem ser encontrados nestas ou em outras partes escondidas da Internet são motivo de constante controvérsia

Já foi dito muitas vezes que, dentro da web escura, podemos encontrar desde pornografia infantil até armas de contrabando, passando por drogas e também matadores de aluguel. Embora isso seja verdade, a dark web também tem ajudado e continua ajudando muitas pessoas em todo o mundo.

Por exemplo, a falta de conhecimento da existência de uma dessas redes, assim como de configurações ou aplicativos especiais para acessá-la tornou um refúgio ideal para dissidentes políticos em países que sofrem de ditaduras, já que estes puderam encontrar um lugar para comunicar-se com seus aliados internos e externos, sendo invisível para as autoridades que os perseguem.

Além do fato que o discurso do crime seja muitas vezes exagerado, é verdade também que muitos golpistas se aproveitam disso para ganhar dinheiro posando como traficantes de drogas ou assassinos profissionais quando, na realidade, não são nem um nem outro

Em alguns países o simples acesso à web escura (mesmo que seja por curiosidade) é proibido; já em outros, mesmo sem ser punido, pode colocar o indivíduo na mira das autoridades policiais.

É por isso que se você estiver interessado em acessar a dark web (mesmo que seja por curiosidade e que não pretende passar mais de alguns minutos), primeiro consulte quais repercussões legais e policiais pode significar no país em questão.

Imagem: Fotolia. RetroColoring

Relacionados:

  1. Rede Social
  2. Internet
  3. Grooming
  4. Buscador
  5. Geração Y (millennials)
  6. Emojis
  7. Viralidade
  8. Netiqueta
  9. Crowdfunding
  10. Modelo de Negócio