Conceito » Aprender » Configuração

Configuração - Conceito, o que é, Significado

A palavra a ser analisa é formada a partir de dois elementos: o prefixo com e o substantivo figuração. Em relação ao prefixo, indica algo realizado pela união ou colaboração de ambas as partes, por outro lado, a figuração significa que algo será realizado ou executado. Consequentemente, se fala de configuração para indicar que uma realidade é definida pela intervenção de diferentes partes. Num segundo sentido, refere-se à ação de dar forma a algo, seja um objeto, um projeto ou um indivíduo. Alguns sinônimos de configuração poderiam ser os seguintes: formação, estrutura ou colocação.

Exemplos para entender com facilidade

- Se pensarmos em um time de futebol, estaremos diante de um exemplo de configuração, pois os onze jogadores constituem uma união de indivíduos ou um grupo de indivíduos através de defensores, meio-campistas, atacantes e um goleiro.

- A célula é uma unidade composta por três elementos: o núcleo, o citoplasma e a membrana. O mesmo se aplica aos átomos, que são definidos pela interação de elétrons, prótons e elétrons.

- Se pensarmos em uma língua qualquer (por exemplo, o espanhol), sua configuração é o resultado da evolução de uma língua nativa (o latim) e a incorporação de novos termos de várias procedências que criam uma forma de comunicação.

- Uma empresa é configurada por uma série de elementos: uma infraestrutura específica (por exemplo, uma máquina industrial), um grupo de trabalhadores de diferentes categorias e um sistema organizacional.

Tudo o que existe tem sua própria configuração

Os exemplos acima mencionados mostram que a ideia de configurar pode ser aplicada em todo tipo de realidade, tanto tangíveis quanto intangíveis. Deve-se ressaltar que tudo o que existe tem de alguma forma, um processo de criação e construção.

Vamos imaginar que estamos diante de algo que já vimos anteriormente. Após essa observação vamos fazer a seguinte pergunta: o que é isso? Esta questão visa uma resposta que nos permite entender o que estamos falando. Na resposta que vamos obter seremos informados sobre a origem deste algo, sua composição, suas partes e sua possível utilidade. E o conjunto de todas essas respostas representará a configuração daquilo que foi perguntado.

Imagem: Fotolia. Sergey Nivens

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: