Conceito » Ciência » Crescimento

Crescimento - Conceito, o que é, Significado

A palavra crescimento é o termo que usamos para designar o aumento de tamanho, quantidade ou de importância adquirida e assumida por algo, alguém ou alguma questão, ou seja, a palavra pode ser aplicada a pessoas, objetos ou situações de diversas áreas.

Acréscimo que algo ou alguém atravessa em tamanho, importância ou outras questões

No caso do crescimento das pessoas, estas avançam e aumentam gradativamente seu tamanho corporal até alcançar a fisiologia própria de um indivíduo adulto.

Evolução humana

O crescimento das pessoas em termos biológicos é simplesmente observável e está classificado em vários estágios que são caracterizados por avanços concretos em determinadas atividades e no campo físico.

A infância, a adolescência e a vida adulta são as etapas das quais se pode visualizar as substanciais evoluções no ser humano.

Por exemplo, na adolescência, o corpo do homem e da mulher sofre importantes mudanças em matéria hormonal e no desenvolvimento de diversos órgãos, tais como nos genitais. É nessa fase que a mulher recebe sua primeira menstruação e a partir desse momento já pode ser mãe.

Os homens também evidenciam mudanças importantes e ambas coincidem com o despertar sexual.

Aumento na economia de um país: fatores que o determinam

Enquanto isso e fora do contexto físico e orgânico dos seres vivos, é frequente usarmos a palavra crescimento para falar da evolução favorável, por exemplo, um país que se destaca por causa do avanço de sua economia experimenta um crescimento econômico.

É justamente no plano econômico onde mais se ouve falar sobre esta palavra, para referir ao crescimento da economia em geral, de algum indicador como do PIB, entre outros, sendo este o que nos permite apreciar o crescimento ou não de uma economia.

Por outro lado, quando existe um aumento na produção de bens e serviços em um país, podemos falar sobre seu crescimento.

Quando um país cresce envolve sempre um benefício para sua comunidade, por isso as pessoas passam a ter uma melhor qualidade de vida, os salários atendem suas necessidades, o comércio se mostra ativo e consequentemente há a criação de novos empregos.

O mesmo pode expressar-se também em relação a um negócio ou a uma empresa.

Processo evolutivo dos organismos vivos

Por outro lado, o crescimento pode referir à evolução experimentada por algum organismo ou alguma de suas partes que naturalmente explica o progresso tradicional e irreprimível experimentado pelos organismos vivos por causa da multiplicação celular que é a responsável por essas estruturas especializadas atingirem o desenvolvimento previsto.

Nos seres de tipo pluricelular o crescimento corresponde ao aumento no número de células.

Este processo culmina com a morte do ser vivo.

No caso dos organismos unicelulares a célula cresce até determinado ponto, divide-se e dá lugar a um novo organismo.

Para que qualquer ser vivo cresça dentro dos conformes deve alimentar-se e ainda consistir de matéria inorgânica que se metaboliza e converte em orgânica.

Para que o crescimento celular seja possível é muito importante que as células assimilem os nutrientes que ingressam no organismo em questão, pois a energia que fornecem é a que permite a construção das estruturas.

Caso contrário, ou seja, sem a devida síntese dos nutrientes o crescimento se vê afetado e não desenvolve adequadamente.

Deve-se destacar que o desenvolvimento avança em etapas, começando pelas células, continuando com os tecidos, seguindo pelos órgãos até chegar aos sistemas, que são as estruturas especializadas que tratam do trabalho biológico mais destacado dentro de um organismo.

Vale enfatizar que o conceito crescimento em qualquer contexto que se aplique estará sempre relacionado ao aumento ou evolução positiva de algo ou alguém.

Imagens: Fotolia. Denisillin - Montri

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: