Resiliência - Conceito, o que é, Significado

O ser humano é capaz de sobressair a situações de máxima dor. Existem pessoas que têm grande força para virar a página, mesmo após situações dolorosas como uma doença, a perda de um ente querido, uma tragédia pessoal ou alguma ferida importante. Em circunstâncias deste tipo, a percepção que o sujeito tem de sua própria realidade é totalmente distinta do que se sente num momento de felicidade absoluta. Quando a dor chega, sentimos que nossas forças acabaram e a vida nos coloca em prova com certa rigidez. Entretanto, o mundo está cheio de heróis anônimos, de pessoas que sorriem para a vida, apesar das feridas que tocam o coração.

Que ferramentas tem um ser humano para suportar a dor? Como virar a página após uma tristeza profunda? Através da resiliência. Este é um conceito analisado com profundidade pelo psiquiatra Luis Rojas Marcos, que é a capacidade do ser humano em buscar um sentido concreto para uma situação de dor com o objetivo de poder melhorar.

A resiliência enfatiza sua atenção em superar uma situação de dor buscando um sentido concreto para essa circunstância, além disso, trata de fortalecer essa vivência

A psicologia positiva destaca também a capacidade do ser humano de enfrentar às adversidades com atitude de superação, pensamento positivo e vontade de melhorar.

A vida não tem apenas momentos de alegria e felicidade, há também situações de tristeza que fazem parte do destino humano. Dar as costas para estas situações não é um bom sinal de inteligência emocional. A resiliência é o caminho para aceitar uma realidade e assimilar a informação, assim como buscar recursos pessoais para encarar determinada circunstância de forma mais efetiva.

A resiliência não diz que superar uma tristeza devido a uma situação grave seja fácil, mas que é possível superá-la sempre que houver esperança ou uma força interior para lutar

Vale ressaltar que o pensamento de Viktor Frankl, fundador da Logoterapia, expressa também que é muito importante buscar um sentido diante de uma situação difícil com o objetivo de poder melhorar.

Buscar um sentido para dor significa ver o lado positivo das coisas, inclusive em uma situação negativa. A busca por um sentido é subjetiva, porém profissional. Por exemplo, um psicólogo pode ajudar seu paciente buscar sentido na vida mesmo diante de alguma dor.

Imagem: iStock. maselkoo99

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: