Conceito » Aprender » Hora Mágica (Hora Dourada)

Hora Mágica (Hora Dourada) - Conceito, o que é, Significado

O conceito hora mágica não tem nada a ver com fenômenos paranormais ou contos de fadas. Na verdade, é uma denominação usada por fotógrafos e cineastas para referir-se a dois momentos especiais do dia: num breve momento antes do amanhecer e quando o sol se põe antes da chegada da noite. Portanto, estritamente falando, há duas horas mágicas que na realidade não são duas horas exatas, já que sua duração é inferior a 60 minutos.

Por que é importante a hora mágica para fotógrafos e cineastas?

Durante este curto período de tempo, as condições de luminosidade são ideias para estes profissionais. As características da luz permitem capturar imagens com uma tonalidade dourada e uma intensidade particular não encontrada em outros momentos do dia. Neste sentido, a hora mágica (também chamada de hora dourada) é ideal para encontrar imagens ao ar livre ou em cenários urbanos. Os entendedores afirmam que os tons vermelhos não são adequados às imagens, pois se transformam em marrom pelo efeito luminoso.

As imagens coletadas na hora mágica são sugestivas porque transmitem sensações e ideias sutis: uma atmosfera melancólica, certo esplendor, um toque de afetuosidade, uma beleza peculiar, assim como a visão do tempo como algo fugaz. E tudo isso acompanhado por uma ideia implícita e misteriosa: a presença do silêncio. Estes componentes tornam a hora mágica em uma dimensão temporal fascinante que permite sugerir fortes emoções ao observador.

Significado das horas do dia

Do ponto de vista da astrologia o momento exato em que nascemos tem um impacto sobre o nosso destino como indivíduos. Sob a ótica da numerologia, determinadas horas são sinais de tipo espiritual (por exemplo, as 11:11).

A partir de uma abordagem simplesmente subjetiva, cada pessoa tem sua "hora mágica", ou seja, o momento do dia que você se sente melhor. Neste sentido, o biorritmo de algumas pessoas é diurno e tem mais energia ao amanhecer, enquanto que outros se sentem melhor à noite (os primeiros são chamados de cotovias e os segundos de corujas, uma vez que estas aves são diurnas e noturnas respectivamente).

As horas do dia estão associadas a diversos ideais: para os anglo-saxões das 9 às 17 horas indica a duração da jornada de trabalho; às 15 horas pode ser hora do café durante o trabalho; há momentos específicos para as refeições em cada cultura, assim como há horas inoportunas que são inadequadas para ligar para alguém.

Imagem: Fotolia. JPchret

Relacionados:

  1. Paranormal
  2. Ambrosia
  3. Fotografia Documental
  4. Venóclise
  5. Macrofotografia
  6. Hábitos de Estudo
  7. Periodização
  8. Fotogênico
  9. Happy Hour
  10. Belas Artes