Conceito » Cultura » Elfos

Elfos - Conceito, o que é, Significado

Elfos são personagens fictícios cujas origens remontam às histórias da mitologia germânica e nórdica. Sua aparência se assemelha a dos seres humanos.

São criaturas fisicamente frágeis, com orelhas pontudas, cabelos longos e olhos expressivos em forma de amêndoa. Possuem poderes sobrenaturais, costuma-se dizer que são imortais.

Vivem em contato com a natureza e geralmente se escondem dos humanos. No entanto, em certas ocasiões, entram em contato com os homens para ajudá-los em seu crescimento pessoal. Os elfos se aproximam aos homens por agradar às suas manifestações artísticas e à sua beleza. São interessados pelas pessoas nobres e puras, mas rejeitam os indivíduos violentos e os comportamentos imorais.

Na mitologia nórdica há dois tipos: aqueles que vivem em contato com a luz e os que estão abaixo da terra. Estes seres se encontram em um nível intermediário entre os homens e os deuses, algo que nos faz lembrar os Titãs da mitologia grega.

Na literatura europeia

A partir do século XVI os poetas ingleses introduziram os elfos na tradição literária e, juntamente com as fadas, criaram um mundo de fantasia. Com o passar do tempo, os escritores românticos e os irmãos Grimm continuaram com esta tradição.
Deve-se destacar que os elfos do Papai Noel são uma invenção literária relativamente moderna, pois as histórias sobre estas criaturas começaram no final do século XIX, nos Estados Unidos.

No mundo literário de Tolkien

J. R. R Tolkien é o autor da saga "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". Este romancista inglês conhecia a tradição literária da mitologia germânica e nórdica e a partir daí criou seu próprio universo de ficção.

No mundo criado por Tolkien todos os acontecimentos transcorreram no território de Arda. Além dos elfos, existem também homens, anões com barbas grandes, hobbits, trasgos, orcos e trolls. Em relação aos elfos, Tolkien os apresenta mais altos que os seres humanos, com cabelos despenteados, felizes e imortais. Apesar da sua imortalidade, em certas ocasiões, podem morrer quando se sentem tristes e melancólicos.

Outros seres estranhos na história da literatura

Na literatura mundial existem inúmeros seres imaginários. Entre eles podemos destacar as sereias, fadas, centauros, ciclopes, gnomos e lobisomens. Esta tradição segue viva com novos personagens, como os mutantes e os super-heróis.

Imagem: Fotolia. DM7

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: