Conceito » Ciência » Astrobiologia

Astrobiologia - Conceito, o que é, Significado

A astronomia é a disciplina científica que enfoca o estudo do universo: sua origem e sua evolução, assim como suas constelações e galáxias. A biologia estuda tudo o que está relacionado à vida, ou seja, é o conjunto de processos que explica determinado fenômeno associado à vida em qualquer uma de suas formas. Ambas as ciências se agruparam em outra área do conhecimento: a Astrobiologia.

O principal objetivo da pesquisa

Os astrobiólogos procuram dar uma resposta a um dos enigmas da humanidade: estamos sozinhos no universo? A vida em nosso planeta adquire todo tipo de formas e expressão, mas se torna desconhecida se em outros lugares do universo existem outras formas de vida.

No campo da Astrobiologia os especialistas se encontram diante de todo tipo de pergunta. Faz sentido pensar que a vida nos planetas mais distantes se apresenta em forma de micróbios, organismos híbridos que combinam o biológico com o eletrônico ou diretamente com os seres extraterrestres.

O estudo da vida extraterrestre depende em grande parte do conhecimento da vida em nosso planeta

Na busca pela vida extraterrestre há uma questão prévia que ainda não tem uma explicação definitiva: como surgiu a vida na Terra? Se algum dia houver uma resposta definitiva haverá mais informação sobre a vida em outros lugares do universo.

A posição da Terra em relação ao Sol, os níveis de temperatura e a presença de oxigênio para respirar são as condições essenciais que permitem o desenvolvimento de qualquer tipo de vida, desde os organismos unicelulares até os mamíferos de grande porte.

Encontrar água em estado líquido em algum astro seria um indício para os estudiosos da astrobiologia

Os astrobiólogos acreditam que em qualquer lugar que haja água é possível pensar na existência de alguma forma de vida. Esta descoberta já ocorreu em alguns cometas, em Marte e nas luas de Saturno, mas a água encontrada aparece em forma de gelo e esta circunstância reduz a probabilidade de encontrar vida de qualquer forma.

Por outro lado, o estudo da erosão geológica em outros planetas é outra área que os astrobiólogos investigam na busca de via além do nosso planeta.

A Astrobiologia é uma disciplina relativamente nova, uma vez que surgiu em meados do século XX. As respostas do futuro podem ser decisivas para a humanidade habitar outros planetas.

Imagem: Fotolia. Koirill

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: