Conceito » Direito » Conjectura

Conjectura - Conceito, o que é, Significado

ConjecturaQuando uma afirmação se baseia em indícios e não em certezas estamos diante de uma conjectura. Na verdade, o verbo conjecturar quer dizer supor, que é o contrário de saber.

Exemplos de conjecturas em situações comuns

Ao imaginar que algo vai acontecer baseado em uma intuição, esta ideia estabelece uma conjectura. O mesmo acontece quando há um pressentimento e a partir disso se afirma que algo vai acontecer. Assim, todas as ideias que não estão avaliadas com dados objetivos, são de alguma maneira apenas suposições.

Utilizamos com muita frequência as conjecturas na linguagem cotidiana, mais chamadas de suposições. Quando se diz: “Eu desejo que o Real Madri ganhe o campeonato” expresso um desejo e uma opinião pessoal.

Vamos supor que um diretor de uma rede hoteleira espanhola afirme que terá uma temporada turística muito boa porque receberá inúmeros ingleses para passar as férias na Espanha, uma vez que a economia britânica tem melhorado nos últimos anos. Este tipo de planejamento é uma suposição, pois esta ideia não estabelece nenhuma certeza. Consequentemente, a opinião do diretor precisa de fundamento e não é mais do que uma probabilidade.

Na área jurídica

Todo julgamento apresenta argumentos a favor ou contra e devem estar acompanhados de dados específicos e objetivos. Se os argumentos expostos não têm o suporte de dados precisos, esses argumentos podem ser descartados, pois se trata de conjecturas (suposições) e não de fatos. Uma conjectura pode ser certa, mas para isso é necessários alguma prova conclusiva que a respalde.

As conjecturas na matemática

Algumas ideias matemáticas são apresentadas como problemas inicialmente não resolvidos, também chamados de conjecturas. Assim, as conjecturas matemáticas se tornam enigmas cuja resolução parece inatingível. Em outras palavras, trata-se de afirmações matemáticas que aparentemente são certas, mas que ainda não tem uma demonstração rigorosa.

Certezas versus conjecturas

Diante da dúvida que acompanha qualquer conjectura existe a certeza. Dizer que algo é certo ou verdadeiro significa que não pode haver nenhuma dúvida a respeito. O conhecimento científico é o único que tem o propósito de fazer afirmações totalmente verdadeiras. A verdade da ciência se baseia no contraste de hipóteses, na verificação dos fatos, em teorias e nas leis fundamentadas em dados objetivos e demonstráveis.

Imagens: iStock. shvachich / skynesher

Relacionados:

  1. Pressentimento
  2. Tangível
  3. Veracidade
  4. Óbvio
  5. Prelúdio
  6. Dúvida
  7. Argumento Ad Ignorantiam
  8. Prejulgar
  9. Falácia
  10. Agradecimento