Conceito » Política » Conflito de Interesses

Conflito de Interesses - Conceito, o que é, Significado

Uma pessoa tem um conflito quando se sente perturbada por algum motivo, como um revés em uma situação econômica ou em uma decepção amorosa. A denominação conflito de interesses é utilizada para fazer referência ao enfrentamento ou rivalidade entre dois grupos ou coletivos. Cada grupo defende seus ideais e seus interesses se opõem a outro grupo coletivo. Pode-se afirmar que os conflitos de interesses nasceram com a própria humanidade.

Exemplos clássicos

Os trabalhadores se organizam normalmente em algum tipo de organização, por exemplo, em grêmios ou sindicatos. Paralelamente, os empresários criam suas próprias entidades para defender sua posição. Entre uns e outros há geralmente conflitos de interesses de várias naturezas, principalmente, em relação a salários, condições de trabalho ou outras circunstâncias do mundo profissional.

Os governantes destas nações devem velar pelos interesses dos cidadãos dos quais representam. Sua defesa pode entrar em conflito com outros países.

Grupos ambientalistas defendem a preservação natural de um território ou a proteção de alguma espécie animal. Suas abordagens colidem com outras, com aqueles que exploram os recursos naturais e precisam de infraestrutura para colocá-la em prática.

Os estabelecimentos que se dedicam ao lazer noturno fazem muito barulho, causando incômodo entre os vizinhos.

Sistemas para solucionar os conflitos

Felizmente os conflitos são solucionáveis. Para isso, existem os tribunais de justiça. A figura do juiz é quem resolve qual das duas partes em conflito tem a razão.

No contexto esportivo, os árbitros e suas respectivas autoridades são aqueles que têm a competência para resolver qualquer disputa, polêmica ou conflito.

Em alguns campos profissionais existe a figura do mediador de conflitos, como no sector da saúde, do meio ambiente e da família.

Na esfera política, a atividade diplomática tem como missão evitar os conflitos entre as nações. Dentro do contexto de um país, é no parlamento onde os representantes do povo debatem seus pontos de vista.

Além das pessoas ou entidades cuja função consiste em mediar para solucionar os conflitos, nas relações humanas se busca a superação do conflito através do diálogo, do pacto ou do consenso.

Imagem: Fotolia. tatianasun

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: