Aqueles alimentos que podem ser consumidos sem risco para a saúde são conhecidos como comestíveis. Os seres humanos são onívoros, isso significa que não temos uma alimentação especializada, pois podemos comer todo tipo de alimentos como carne, peixe, verduras, legumes e frutas.
Para que um alimento seja comestível é necessário ocorrer duas circunstâncias: que seja compatível com a saúde humana e que se encontre em condições sanitárias adequadas. Neste sentido, há uma série de medidas para garantir uma correta higiene nos alimentos: a conservação de certos produtos a uma adequada temperatura, lavagem das frutas e verduras, pasteurização dos produtos lácteos, conservação dos produtos perecíveis, etc.
Se as medidas de higiene não são aplicadas corretamente, o alimento comestível pode deixar de ser e tornar-se um perigo para a saúde.
Os termos comestível e comível são empregados em certas ocasiões como sinônimos, mas na realidade não são. Assim, todo alimento que pode ser consumido sem nenhum risco para a saúde é comestível e todo aquele que é desagradável é comível. Portanto, um alimento é comestível, mas não necessariamente comível para algumas pessoas.
Certos alimentos que atualmente são consumidos com normalidade, no passado eram considerados venenosos ou prejudiciais para a saúde. Assim, o tomate, o atum, o alho e as asas do frango eram produtos descartados por algum motivo, por exemplo, o alho era desprezado por causa do seu cheiro e as asinhas do frango por serem avaliadas como sobra.
Esta recusa a certos alimentos não estava relacionada às suas propriedades negativas para a saúde, mas sim ao desconhecimento cientifico sobre os mesmos.
Os especialistas em nutrição afirmam que somos onívoros por vários motivos:
1) necessitamos certos níveis mínimos de proteínas e a carne é um dos alimentos mais adequados para isso (as proteínas vegetais têm menos aminoácidos que a dos animais);
2) necessitamos consumir verduras por causa da sua contribuição vitamínica;
3) nossas características fisiológicas faz com que não sejamos herbívoros nem carnívoros, mas devemos comer todo tipo de alimento.
Imagem: Fotolia. andreswd
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Comestível. Em https://conceitos.com/comestivel/. São Paulo, Brasil.