Conceito » Cultura » Cinema Independente

Cinema Independente - Conceito, o que é, Significado

Alguns filmes não são produzidos ou distribuídos por canais comerciais convencionais, por isso são rotulados com uma denominação diferente: cinema independente, também conhecido como cinema indie.

Características gerais que o explicam

Deve-se destacar que não há nenhuma definição concreta sobre este tipo de cinema, mas é possível proporcionar alguns elementos que o definem.

Os filmes geralmente têm um baixo orçamento e, portanto, são filmados com recursos técnicos e comerciais limitados. Como regra geral, os diretores são novatos, mas em alguns casos há diretores consagrados que dirigem filmes independentes para fugir do cinema comercial.

Geralmente as histórias contadas abordam temas pouco aceitos nas bilheterias, no sentido que preferem histórias com um tom mais social, reivindicativo e transgressor. Muitos deles são íntimos e abordam conflitos da vida real. O estilo cinematográfico é vanguardista e rupturista.

Em relação a sua difusão, o cinema independente é conhecido normalmente através de festivais também autodenominados como independentes.

Títulos que se tornaram clássicos

Seria um erro avaliar o cinema independente como uma categoria de qualidade inferior. Na verdade, alguns títulos desta subcultura da sétima arte se tornaram clássicos. "Taxi Driver" de Martin Scorsese, "Pulp Fiction" de Quentin Tarantino, "A Laranja Mecânica" de Stanley Kubrick ou "O Grande Lebowski" de Joel Coen. Estes são alguns exemplos de filmes independentes que fazem parte da história do cinema.

Outros rótulos próprios do cinema

Como qualquer outra arte, o cinema apresenta uma ampla gama de correntes, tendências e classificações. Os filmes de baixo orçamento, mas de tipo comercial são conhecidos como série B. Ao longo da história houve todo tipo de corrente: o neorrealismo italiano, o expressionismo alemão, o surrealismo, a nouvelle vague francesa, entre outras.

Os filmes podem ser classificados por gênero: de western, ficção científica, musical, cinema negro, comédia, guerra, erótico, etc.

Em certas ocasiões os filmes são classificados por sua ambientação histórica, por seu formato (por exemplo, o cine 3D) ou por seu público (como o cinema para adultos). Os filmes que se tornaram míticos são chamados de cultos e são produzidos fora da cultura convencional, rotulados como de underground.

Imagem: Fotolia. magdal3na

Relacionados:

  1. Cinema
  2. Disney
  3. Gênero Western
  4. Gênero Gore
  5. Gigolô
  6. Raccord
  7. Prequela
  8. Carcharodon Megalodon
  9. Expressionismo
  10. Cinematografia