Conceito » Comunicação » Raccord

Raccord - Conceito, o que é, Significado

O termo raccord ou racord é de uso habitual no mundo do cinema. Trata-se da correta continuidade temporária ou espacial entre dois planos consecutivos. Em outras palavras, consiste em organizar corretamente as sequências de uma rodagem, de tal forma que não haja contradições entre uma sequência e outra.

O fato de que haja um raccord se deve a uma razão de peso: no cinema não se grava um filme a partir da sequência cronológica que define um roteiro, mas pode ser gravado como um plano de rodagem. Desta maneira, dois planos que no roteiro estão ligados podem ser gravados em momentos distintos e para que não ocorram desajustes entre os dois planos é necessário que um profissional detecte qualquer detalhe que possa quebrar a continuidade da cena. O profissional responsável pelo raccord é o script.

O papel do script em uma filmagem

O script tem que observar cuidadosamente o que há em uma cena para que na próxima não apareça nenhum detalhe estranho ou contraditório. Existem vários exemplos que ilustram o que é um raccord:

1) se um ator olha para o lado, na próxima cena ele deve olhar para a mesma direção;

2) se um ator usa determinada roupa em uma cena, na próxima ele deve aparecer com uma roupa exatamente igual e sem nenhum detalhe diferente;

3) se há um tipo de luz em uma cena, na próxima se deve manter a mesma intensidade de luz;

4) Se a maquiagem e o cabelo de um ator aparecem bruscamente alterados entre um cena ou outra ocorre uma falha na qual o script deve detectar.

Estes exemplos são alguns dos mais comuns. O script lida com o raccord e isso significa que não pode haver nenhum elemento que quebre a continuidade da história do cinema.

Falhas de raccord na história do cinema

Há filmes, inclusive grandes produções na qual já ocorreram curiosas falhas no raccord. Entre elas, podemos destacar algumas:

1) em "Pretty Woman" Julia Roberts aparece comendo um croissant e depois come uma panqueca,

2) em "Harry Potter e a pedra filosofal", o protagonista se encontra sentado ao lado de um personagem e em seguida aparece ao lado de outro personagem;

3) em “Um dos nossos” um ator está fumando um charuto e, em seguida, não aparece mais fumando.

4) em "Jurassic Park" observa-se um detalhe contraditório entre duas ações sucessivas quando um dinossauro sai do ovo;

5) em "Com a morte nos calcanhares" uma criança que aparece no meio da multidão tapa seus ouvidos antes de que ocorra o disparo.

Na linguagem cinematográfica, costuma-se dizer que se "pulou o raccord" em uma cena, o que significa que existe um erro no filme.

Os apaixonados pelo cinema têm o costume de buscar possíveis falhas no raccord, por este motivo alguns se tornam "momentos gloriosos" da história do cinema.

Imagem: Fotolia. milankubicka

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: