Cidade - Conceito, o que é, Significado

CidadeCivitas é o termo latino que dá nome ao conceito de cidade. Civitas originariamente significava estado e ao mesmo é o termo que forma a palavra e a ideia de civilização. Quando o ser humano abandonou o sedentarismo e passou a hospedar-se em núcleos urbanos, iniciou-se a ideia de civilização como um conceito que engloba a maneira de viver e os sinais de identidade de uma comunidade.

Na maioria dos idiomas a palavra cidade apresenta uma grafia muito parecida, por exemplo, città em italiano; ciudad em espanhol; city em inglês ou cité em francês.

A cidade é a extensão de um terreno urbano, sendo que urbano que contrasta a rural

Na hora de classificar qualquer núcleo de população fica estabelecida a distinção tradicional entre o mundo urbano e o rural. Desde a Revolução Industrial a população mundial que vive nas cidades não tem deixado de crescer.

Cada país estabelece o número de habitantes a partir do seu núcleo de população, considerado uma urbe. Uma das principais características é sua elevada densidade de população, ou seja, o número de habitante por quilômetro quadrado.

Geralmente as cidades possuem uma diversidade de serviços públicos consideráveis. Assim mesmo, sua infraestrutura evolui permanentemente para adaptar-se às necessidades da população.

Tradicionalmente a cidade dispõe de várias áreas: um centro de tipo administrativo, lugares de recreação e fazer, polos industriais, áreas comerciais, entre outras

Para planejar e organizar sua complexidade entra a arquitetura como disciplina especializada em cidades, ou seja, em urbanismo.

Desde o início do século XX, algumas urbes tiveram um crescimento espetacular (em inglês se chama huge city, cidade enorme). Sua extensão é tão grande que existem duas áreas: a cidade propriamente dita e a área metropolitana que a rodeia. Algumas cidades do planeta superam os 20 milhões de habitantes como São Paulo, Tóquio e Cidade do México. Ao redor de algumas cidades surgiram certos núcleos urbanos: as chamadas cidades dormitório. Observa-se, portanto, que o conceito cidade é extremamente dinâmico e mutável.

Como lugar há uma taxa significativa da população e com grande diversidade de zonas e infraestruturas. A cidade oferece uma série de vantagens e desvantagens, entre os aspectos positivos se destaca a diversidade humana e as inúmeras opções para seus moradores como cultura, lazer, trabalho, etc. No entanto, existem também os aspectos negativos: aglomerações, problemas de trânsito e estacionamento, estresse dos moradores e poluição atmosférica.

Imagem: iStock. Onfokus

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: