Conceito » Cultura » Domesticação

Domesticação - Conceito, o que é, Significado

Uma planta ou um animal são domesticados quando há alguma alteração em sua morfologia ou comportamento com o propósito de adaptar-se aos interesses do ser humano. A domesticação é, portanto, um processo pelo qual um ser vivo pode acomodar-se às circunstâncias da vida humana.

Assim, o tomate, o cavalo, o cachorro e o gato têm algo em comum: todos eles tiveram algum tipo de modificação artificial para beneficiar os humanos em algum sentido. Se uma espécie de planta não teve nenhum tipo de intervenção humana, pode-se dizer que é uma planta silvestre. Se um animal não pode conviver com o homem por ser muito perigoso, trata-se de um animal em estado selvagem.

A domesticação de animais teve início no período neolítico

Durante o período Neolítico o homem abandonou o nomadismo e começou uma fase sedentária. Instalado em um local estável se tornou necessário o abastecimento de alimentos de maneira regular. Desta forma, certos animais como cabra, ovelha e vaca foram sendo domesticados para obter todo tipo de produto, tais como, leite, lã e carne.

O cachorro foi o primeiro animal doméstico na história da humanidade

As mais variadas raças de cães tiveram um antepassado comum ao lobo. Estima-se que há 15.000 anos os cachorros passaram a conviver com os humanos e, provavelmente, isso aconteceu de forma espontânea. Desde então, o cachorro e o homem formam uma linda e poderosa parceria.

O cachorro é capaz de ajudar o homem de diversas maneiras: guardando o rebanho, como um caçador, protegendo a casa ou como um guia para pessoas cegas. Paralelamente, o homem proporciona alimento e segurança ao cão. Entre homem e cachorro existem estreitos laços emocionais e por este motivo o cão acaba se tornando um membro a mais da família. Não podemos esquecer que em alguns assentamentos humanos da pré-história foram encontrados sepultamentos compartilhados entre cachorros e humanos, um fato que demonstra a forte ligação entre ambos.

A diferença entre domar e domesticar

Ambos os termos são muitas vezes usados como sinônimos. No entanto, trata-se de palavras que não são equivalentes. Assim, domar um animal significa amansá-lo e torná-lo dócil para com os humanos. Em compensação, domesticar envolve acostumar o animal ao convívio junto ao homem.

O conceito domar se refere a indivíduos de uma espécie, enquanto que a domesticação faz alusão a uma espécie em seu conjunto. Animais como leão, tigre ou crocodilo podem se domados, mas isso não significa que estes animais podem compartilhar a vida doméstica com as pessoas.

Imagem: Fotolia. Oksana Kuzmina

Relacionados:

  1. Idade da Pedra
  2. Antropofagia
  3. Animal
  4. Mesolítico
  5. Espécie Invasora
  6. Holoceno
  7. Canibalismo
  8. Adaptação
  9. Gato
  10. Moringa