Conceito » Ciência » Animal

Animal - Conceito, o que é, Significado

Quando um ser vivo se alimenta de outro, as células do seu organismo formam tecidos, realizam algum movimento e possuem um sistema nervoso, estamos falando de um animal. Estes quatro traços definem a ideia geral de um animal.

Se alguma destas características não fosse cumprida, estaríamos falando de outro ser vivo, por exemplo, de uma planta ou um microrganismo. Estes que se diferenciam dos seres humanos simplesmente por falta de razão.

Aspectos gerais do Reino Animal

O Reino Animal se divide em vertebrados e invertebrados. Os primeiros estão organizados em cinco grupos: peixes, mamíferos, aves, anfíbios e répteis. Os animais invertebrados são mais numerosos e constituem as espécies mais antigas do planeta (os corais marinhos, os caracóis e os insetos são exemplos destes seres vivos que estão integrados a este grupo).

Segundo sua alimentação, os animais estão classificados em três grandes grupos: herbívoros, carnívoros e onívoros

Os primeiros se alimentam exclusivamente de plantas, como os coalas, as iguanas e as vacas. Os carnívoros comem a carne que obtém de outros animais (o lobo, o tigre e o leão são exemplos deste grupo). Já os onívoros podem comer tanto animais como vegetais (o avestruz, o urso e o próprio ser humano fazem parte desta classificação).

Na classificação de qualquer animal existe uma estrutura hierárquica. Assim, primeiro se estabelece o tipo ou filo, depois sua classe e em seguida a ordem, a família, o gênero e a espécie. Se aplicarmos este critério ao ser humano, podemos citar os cordados, mamíferos, primatas, a família dos hominídeos, o gênero homo e a espécie homo sapiens.

As relações que dizem respeito ao homem

Embora o homem seja também uma espécie animal, tradicionalmente os humanos são considerados diferentes das outras espécies. As relações que tivemos ou que temos com cada uma delas são bem diversificas. No âmbito familiar os animais de estimação se tornam um membro a mais da família. Algumas espécies nos servem de alimento, outras são empregadas para pesquisa e em alguns casos os animais são integrados em espetáculos de todo tipo.

O mundo animal está integrado em nossa comunicação cotidiana. Assim, podemos dizer que uma pessoa tem olhos de lince, que é mais lenta que uma tartaruga, que é um cachorro mandado ou teimoso como uma mula. Desta forma, os atributos dos animais nos permitem explicar todo tipo de ideia e sentimento.

Movimentos sociais em favor dos animais

Da mesma forma que os humanos, a maioria dos animais sofre quando são agredidos. Por outro lado, algumas condutas humanas relacionadas ao reino animal são valorizadas como desumanas e injustas. Devido a isso, nos últimos anos, surgiu um movimento social voltado para a defesa do direito dos animais. Para alguns, os abusos sofridos são tão indesejáveis como a escravidão ou qualquer outra forma de opressão.

Imagem: Fotolia. Radnatt

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: