Coleoptera - Conceito, o que é, Significado

No reino animal, as mais variadas espécies de escaravelhos, também conhecidas como coleópteros, fazem parte da ordem coleoptera. Este grupo apresenta uma série de características morfológicas compartilhadas. Assim, são holometálobos, ou seja, as larvas são bem diferentes da forma adulta; seu organismo apresenta uma armadura conhecida como esclerótica; possuem um potente aparelho mastigador; têm dois pares de asas e o corpo é formado por três estruturas: cabeça, tórax e abdome.

A ordem coleoptera está dividida em quatro subordens: arcostemados, adéfagos, mixófagos e polífagos. De qualquer forma, é a ordem animal com maior número de espécies, uma vez que superam 360 mil

Normalmente os machos atraem as fêmeas com potentes hormônios e as fêmeas fazem o mesmo através dos feromônios.

A fêmea fecundada é responsável por encontrar o lugar adequado para pôr seus ovos. Em alguns gêneros as fêmeas cuidam das larvas.

A longevidade está diretamente relacionada ao tamanho do escaravelho (em alguns casos atingem oito anos de vida).

Sua alimentação pode ser onívora, herbívora ou carnívora. Como regra geral, trata-se de um animal terrestre que se adapta a qualquer tipo de ecossistema.

Antes de tornar-se adulto, o escaravelho passa por uma fase larvária em forma de um verme.

Do ponto de vista evolutivo, é uma das ordens do reino animal mais antigo, uma vez que povoam a Terra há 300 milhões de anos. Calcula-se que 40% dos insetos sejam coleópteros.

Sua relação com os humanos

Os coleópteros não estabelecem uma ameaça direta para a saúde das pessoas. No entanto, podem ocasionar perdas significativas nos recursos florestais e nas colheitas. Algumas espécies podem ser bem favoráveis, já que combatem outras pragas invasivas.

Na civilização do Egito Antigo, o escaravelho ou besouro era um animal divinizado, mais especificamente relacionado ao deus Khepri. Representava a proteção frente à ameaça de doenças.

Por outro lado, sua representação era utilizada no processo de mumificação, uma vez que este animal também simbolizava a ideia de ressurreição.

Na cultura popular atual continua sendo um símbolo de boa sorte e por este motivo existem ornamentos e amuletos em forma de coleópteros.

Curiosidades

Seu tamanho é muito variado, vai de poucos milímetros até quase 20 centímetros no caso do escaravelho Goliathus ou besouro-golias. Alguns têm uma capacidade estranha, uma vez que podem gerar luz por si só (este fenômeno é conhecido como bioluminescência).

Nem todos os escaravelhos podem voar

O escaravelho rola-bosta é o mais comum dos coleópteros e é muito apreciado pelos pecuaristas, pois elimina os excrementos dos animais e favorece a criação de adubo natural.

Imagem: Fotolia. mandritoiu

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: