Conceito » Cultura » Casal

Casal - Conceito, o que é, Significado

A união de dois elementos ou pessoas com algum propósito configura um casal. Assim, em alguns jogos de cartas, dois naipes idênticos formam um casal e o mesmo acontece com o vínculo sentimental entre duas pessoas.

Embora a palavra aqui analisada se refira a qualquer tipo de casal, deve-se ressaltar que na linguagem cotidiana o uso comum do termo se refere aos relacionamentos sentimentais.

Relações de casais

Do ponto de vista histórico, as relações de casal entre um homem e uma mulher são tão antigas como a própria humanidade. Como regra geral, o ser humano se une afetivamente através de uma relação entre duas pessoas, mas existem algumas exceções a esta regra, por exemplo, a poligamia.

Do ponto de vista jurídico, a união de um casal deve ser formalizada de alguma maneira (geralmente através de um casamento civil ou religioso, assim como por uma série de obrigações assumidas por cada um dos seus membros). Por outro lado, a união de um homem e de uma mulher no casamento é o alicerce de outra instituição essencial: a família. Na religião cristã e judaica, a relação de casal é baseada no sacramento do matrimônio. Na maioria das religiões a união entre duas pessoas se formaliza através de um ato solene em que ambas as partes assumem o compromisso.

Por outro lado, as relações de casal estão associadas a profissões e outras atividades. Desta maneira, existem especialistas em psicologia e sexologia que se dedicam à terapia de casais, assim como há advogados especializados em divórcio.

No plano puramente afetivo, as relações de casal podem envolver sentimentos opostos como amor e ódio, ciúme, infidelidade, traição e uma longa lista de paixões de diferentes naturezas.

Outros tipos de casais

Existem outras formas de união entre duas pessoas: na dança, na parceria de policiais, em alguns esportes como no tênis, no vôlei de praia ou em outros tipos de jogos recreativos.

Do ponto de vista filosófico e espiritual, existem algumas tendências que explicam a realidade a partir de dois conceitos emparelhados: corpo e alma, yin e yang, amor e ódio, etc.

Imagem: Fotolia. goodluz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: