Conceito » Sociedade » Dinkis

Dinkis - Conceito, o que é, Significado

A vida em casal tem normalmente um propósito duplo: compartilhar o amor em um projeto de vida em comum e, ao mesmo tempo, ter filhos. Só que este esquema geral não é cumprido em todos os casos, pois alguns casais renunciam ter filhos. Aqueles que tomam esta decisão são conhecidos como dinkys ou dinkis, um termo relativamente recente em inglês que corresponde a "double income" ou “no kids” (renda dupla e sem filhos). Esta palavra nova começou a ser usada nos Estados Unidos na década de 1980, quando surgiu um novo arquétipo de cidadãos, os yuppies.

Um fenômeno sociológico cada vez mais difundido

Os casais dinkis vivem seu relacionamento sem a necessidade de formar uma família. Esta decisão pode ser motivada por vários motivos: não têm um instinto materno ou paterno, acreditam que suas carreiras profissionais devem ser prioritárias e tem um estilo de vida que não é compatível com a paternidade.

A decisão de não ter filhos apresenta, logicamente, duas variantes: trata-se de uma postura firme e definitiva ou então passa a ser uma opção que pode ser remanejada assim que um dos dois manifestar interesse em ter filhos.

Do ponto de vista sociológico, os casais dinki têm um perfil com as seguintes características gerais: faixa etária entre 25 e 40 anos, alto poder aquisitivo, estilo de vida dinâmico e em muitos casos compartilham seu projeto em comum com algum animal de estimação. Segundo alguns estudos, 15% dos casais possui este perfil.

Tradicionalmente a vida em casal esteve diretamente relacionada à descendência. Antes quando um casal não tinha filhos, supunha-se que haveria algum problema de fertilidade. Ao mesmo tempo, entendia-se que o casal passava por uma frustração evidente. Hoje em dia, esta percepção social não é mais geral, pois acredita-se que não ter filhos é uma opção tão válida e respeitável como tê-los.

O segmento dos dinkis é atrativo para muitas empresas

Os casais sem filhos formam um grupo social que pode ser interessante para muitas empresas. Ao ter um alto poder aquisitivo e maior liberdade de ação se torna um alvo perfeito para todo tipo de oferta e propostas (fazer cruzeiros, desfrutar do lazer noturno, shows, etc.).

Os dinkis devem ser contextualizados no novo paradigma familiar

Durante séculos, o modelo familiar esteve baseado em uma ideia geral: um homem e uma mulher se casam e têm filhos em comum.

Nas últimas décadas, uma série de alternativas vem se formando: famílias monoparentais ou homoparentais, casais do mesmo sexo, pais divorciados que formam uma nova família, entre outros.

Imagens Fotolia: intueri, topvectors

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: