Entendido tanto como termo econômico e sociológico, o conceito de capital humano se refere à riqueza que se pode ter em uma fábrica, empresa ou instituição em relação à qualificação dos seus funcionários. Neste sentido, o termo capital humano representa o valor que o número de empregados (de todos os níveis) de uma instituição estabelece de acordo com seus estudos, conhecimentos, capacidades e habilidades. O capital humano de uma empresa é sem dúvida um dos elementos mais importantes na hora de avaliar o rendimento geral da empresa.
O termo capital humano surgiu no século XVIII quando teóricos da economia tais como Adam Smith levantou a necessidade de deter-se não só em fatores técnicos, mas também humanos na hora de estabelecer as regras do bom funcionamento de uma empresa ou de um sistema econômico em geral. Desta forma, o capital humano apareceu como um dos elementos mais importantes a considerar, uma vez que o mesmo é responsável de executar as tarefas e habilidades próprias de cada área econômica. Assim, quanto mais valioso seja o capital humano de uma empresa (isto é, quanto mais capacitado ou preparado estiver para desempenhar suas tarefas), melhores serão os resultados desta instituição.
Esta explicação do termo é baseada em aspectos econômicos e de rendimento, entretanto, esse conceito também pode estar relacionado com aspectos e elementos sociológicos tais como o acesso aos meios de capacitação de um grupo de pessoas, a alfabetização, a projeção futura de certas carreiras ou trabalhos, a possibilidade de uma vitória de acordo com o nível de educação, etc. Todos eles possuem relação especial com a noção de que o indivíduo não pode ser reduzido a números e estatísticas em termos econômicos ou matemáticos, mas que deve ser especialmente compreendido como um fenômeno social particular.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2014). Conceito de Capital Humano. Em https://conceitos.com/capital-humano/. São Paulo, Brasil.