Recursos - Conceito, o que é, Significado

RecursosO termo recursos pode ser considerado como qualquer elemento utilizado para alcançar um determinado fim. Assim, por exemplo, é possível falar de recursos econômicos, recursos humanos, recursos intelectuais, recursos renováveis, etc. A partir desta perspectiva, todo recurso é um elemento ou conjunto de elementos que serve para mediar um objetivo superior. Dada a amplitude da definição, é óbvio que este termo é empregado em várias áreas e circunstâncias. No entanto, existem algumas áreas onde sua utilização apresenta limites bem definidos devido à importância que este tipo particular de recursos significa.

Um tipo de recursos mencionado com assiduidade e de grande importância na economia é o denominado recurso natural. Esta expressão se refere a todo elemento extraído da natureza que serve para a produção de bens e serviços. Os recursos naturais podem ter uma obtenção limitada em alguns casos, já em outros, ilimitada. Na verdade, em certas ocasiões há recursos que por causa de processos naturais se renovam constantemente: é o caso dos recursos naturais. Para este último caso, podemos referir a algumas fontes de energia tais como a eólica, a solar, a hídrica, etc.

Na área da psicologia, o termo recursos se refere à capacidade de uma pessoa para lidar com as dificuldades do ambiente. Eles podem consistir em habilidades de trabalho, em atitudes, na capacidade de relacionar-se com os outros, etc. Neste sentido, os recursos têm a função de manter saudável a pessoa do ponto de vista psíquico. Na verdade, quando as pessoas estão sobrecarregadas por circunstâncias exteriores, quando os problemas são impossíveis de resolver com as ferramentas internas que possui, é bem possível cair em depressão ou em alguma situação de estresse.

E finalmente vale destacar os recursos econômicos. São eles que garantem o desenvolvimento de uma empresa, família ou pessoa. El algumas ocasiões, estes recursos podem tornar-se escassos e convém avaliar a possibilidade de ter acesso a um financiamento externo de modo provisório. A relação entre os recursos econômicos produzidos e os consumidos mostra em boa parte o panorama da saúde e o bom funcionamento do agente em questão do ponto de vista econômico.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: