Desmembrar - Conceito, o que é, Significado

Na hora de transmitir uma ideia é possível dividir a mensagem em várias partes. Quando isso acontece falamos sobre desmembrar. Esta forma de organizar a informação ocorre em diferentes contextos, como na atividade literária ou econômica.

A etimologia da palavra

O prefixo des equivale ao oposto de algo, por outro lado, glosa significa língua. Consequentemente, em seu sentido originário, desmembrar quer dizer "tirar ou eliminar palavras que não são entendidas dentro de uma escrita".

Na literatura e na expressão escrita e oral

Muitos romances estão divididos em capítulos e a partir desta organização facilita a leitura. As obras teatrais também são desmembradas em atos ou cenas. Os roteiros cinematográficos são organizados em uma folha de desmembramento com todos os elementos integrados no script: título, decoração, caracteres, anotações técnicas, descrição da sequência, etc.

Algumas escrituras também apresentam uma subdivisão clássica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Da mesma forma, na exposição oral de um tema, o orador ou palestrante costuma anunciar anteriormente ao público quais itens que irá tratar.

Nos meios de comunicação é comum o apresentador anunciar de maneira antecipada quais conteúdos serão tratados. Em todas estas situações, o conjunto de informações é desmembrado com o fim de facilitar a compreensão geral de um assunto.

Na atividade econômica

Na elaboração de uma folha de pagamento aparecem vários conceitos que são desmembrados. Entre os mais comuns estão os seguintes: salário base, complementos, contribuições do empregado, retenção do imposto de renda, entre outros.

Na preparação de um orçamento, os valores são divididos em seções e subseções. A ideia geral é bem simples: diferenciar as entradas e saídas. O desmembramento de um orçamento de economia familiar deve ser realizado seguindo algumas orientações:

1) contabilizar as receitas;

2) fazer um controle dos documentos que registram os gastos fixos, as variáveis e as dívidas;

3) estabelecer um montante para poupar.

O imposto IVA é subdividido levando em conta uma série de itens: o valor bruto de um produto, a porcentagem do IVA, a base fiscal, etc. Da mesma forma, as faturas têm também uma série de itens que são devidamente diferenciados.

Nas contas bancárias aparecem séries numéricas cujo significado pode ser explicado de forma desmembrada. Assim, os 20 dígitos do número da conta possuem vários itens: os quatro primeiros identificam o banco, os quatro seguintes se referem ao código da agência, os dois próximos são dígitos de controle e os dez últimos indicam o número da conta corrente.

Imagem: Fotolia. sveta

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: