Épico - Conceito, o que é, Significado

O termo épico ou épica apresenta dois significados. Por um lado, é um gênero literário que faz parte da literatura universal e, paralelamente, tem relação com acontecimentos heróicos e de grande dimensão.

A épica na literatura

Em linhas gerais, quando na literatura são narrados acontecimentos do cotidiano e pessoal, mas que são fatos lendários, estamos diante de uma forma de criação do tipo épico. Os fatos lendários são normalmente verdadeiros e históricos, mesmo que em certas ocasiões se trate de relatos imaginários e totalmente fictícios.

Em relação às suas características, pode-se dizer que a épica tem relação com o gênero narrativo, mas pode haver diálogos e descrições

A épica pode ser escrita tanto em prosa como em verso, normalmente em versos de grande extensão. Em certas ocasiões, a épica está relacionada com outros gêneros, como o teatro e o romance.

Uma das particularidades do gênero épico é a fusão de fatos reais e imaginários, de modo que o escritor faz uma síntese entre aquilo que realmente tem acontecido e sua própria visão dos acontecimentos. Na verdade, em alguns poemas épicos aparecem elementos fantásticos que envolvem momentos de grande valor histórico.

Enfim, a épica tem a finalidade de ficar marcada através da literatura de grandes façanhas da humanidade.

Uma batalha memorável protagonizada por um povoado ou a atitude valente de alguns heróis

No caso dos heróis das narrativas épicas, estes se transformaram em mitos populares e suas histórias acabam se transformando em parte da tradição oral e literária de uma coletividade.

No gênero épico, há uma exaltação dos acontecimentos (fictícios ou reais), uma abordagem literária que se contrasta ao gênero lírico, na qual o importante é o mundo dos sentimentos íntimos e subjetivos.

Acontecimentos de grande importância

epico-bAlém da literatura, a palavra épico ou épica é usada na linguagem cotidiana. Normalmente, faz parte da linguagem jornalística e é utilizada para ressaltar a dimensão de um acontecimento. No mundo do esporte são bastante comuns às referências a uma partida épica ou a uma vitória épica.

Desta forma, quando um acontecimento esportivo vem acompanhado de algum grande esforço ou de alguma ação única, os jornalistas recorrem ao adjetivo épico. Embora o uso deste termo faça parte da linguagem jornalística, pode-se dizer que não é muito apropriado abusar deste adjetivo, pois tanto uma corrida como uma partida de futebol pode ser épica por algum motivo, mas não no sentido de ser usado sempre por mais de uma pessoa, uma vez que épico tem um caráter excepcional e extraordinário.

Imagens: iStock. nemke / VasjaKoman

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: