Conceito » Alimentação » Moringa

Moringa - Conceito, o que é, Significado

A moringa é uma planta cujo nome científico é moringa oleifera. Trata-se de uma árvore originária da Índia, onde seus frutos são utilizados para a alimentação dos seres humanos e dos animais.

Do ponto de vista da botânica, esta planta pertence à família moringácea, tem um único gênero e treze espécies diferenciadas. Sua aparência não é muito harmônica, mas seu crescimento é rápido e seu cultivo é altamente produtivo. Após o plantio, em um ano, a moringa pode atingir uma altura de três metros. Sua folhagem é densa e seu fruto tem a forma de bainha longitudinal. A semente da moringa contém óleo, mais especificamente um óleo com ácido oleico, semelhante ao azeite de oliva.

A moringa se adapta a todo de tipo de ambiente: zonas áridas, semiáridas, tropicais e subtropicais.

Inclusive pode ser cultivada em zonas desérticas. Seu cultivo permite, por sua vez, combater a erosão do solo.

Com a moringa podem ser realizados diversos pratos: combinados com arroz, em caldos, em saladas, nas tortas de milho ou combinadas com frango.

Benefícios para a saúde

Suas folhas são usadas como parte importante da medicina tradicional em vários países para curar diversas doenças. Assim, é usada para prevenir a desnutrição, a cegueira infantil associada a deficiências de vitaminas, para neutralizar os efeitos da diabetes, para normalizar a pressão sanguínea, além de ser muito valorizada por suas propriedades anti-inflamatórias. Entre os atletas é muito apreciada, pois se trata de uma planta multivitamínica. Suas raízes são utilizadas para curar as doenças do sistema circulatório ou para prevenir a diarreia. As folhas da moringa possuem elevado conteúdo de vitamina C.

Todas as partes da planta são comestíveis e, neste sentido, possuem propriedades nutritivas devido às proteínas e minerais que contém. Em alguns países da Ásia e da África, esta planta é muito apreciada para tratar de problemas de desnutrição infantil, pois proporciona ferro, fósforo e cálcio. Por tudo isso, a FAO realiza campanhas para que esta planta sirva para minimizar a desnutrição no mundo.

Na alimentação animal

A moringa está revolucionando a alimentação animal em alguns territórios. Isto se deve ao seu elevado conteúdo em proteínas e baixo custo. Por esta razão, serve para alimentar todos os tipos de espécies animais, especialmente do gado bovino, borrego e aves. Deve-se lembrar de que dos aminoácidos essenciais conhecidos, a maioria possui moringa.

Imagem: Fotolia. Swapan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: